BALANÇO

Em encontro, direção do SMetal revisita lutas de 2023 e encerra ano celebrando conquistas

Os acordos firmados até o momento pelo SMetal injetaram em torno de R$ 500 milhões na economia da Sorocaba e região

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Um dos principais desafios de 2023 foi a Campanha Salarial dos Metalúrgicos.

‘Revisitar’ as lutas e conquistas da categoria em Sorocaba e região em 2023 e discutir ações para o próximo ano. Esse foi o principal objetivo da reunião da direção Plena do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), realizada nesta sexta-feira, dia 15 de dezembro, na sede da entidade.

Para Leandro Soares, presidente do SMetal, o encontro é extremamente importante não somente para prestar contas e alinhar as expectativas para 2024, como relembrar e refletir sobre tudo que foi construído e produzido ao longo do ano.

“Além dos diversos acordos e negociações em prol da categoria, que impactam na economia regional e diretamente na vida dos metalúrgicos, o nosso Sindicato promove ações para toda a classe trabalhadora e também à sociedade, atuando onde o poder público não chega e na defesa do desenvolvimento industrial e geração de emprego”, relembra.

De acordo com balanço organizado pela Secretaria Geral do SMetal, em 2023, foram firmados 794 acordos na categoria – uma média de três por dia. Foram realizados ainda 2115 atendimentos jurídicos e 275 encaminhamentos para o médico do trabalho.

“Por trás desses números, há muito trabalho, reuniões, assembleias e empenho dos nossos dirigentes sindicais, sempre em busca de acordos que beneficiem os metalúrgicos, seja com um aumento de PPR, reajuste salarial ou no vale-alimentação, e tantos outros. Somente na Campanha Salarial, conseguimos chegar a quase 90% da categoria contemplada em 35 dias úteis”, enfatiza o secretário de organização do SMetal, Silvio Ferreira.

Campanha Salarial 2023

Um dos principais desafios de 2023 foi a Campanha Salarial dos Metalúrgicos. Neste ano, devido ao descaso dos patrões em atender a pauta dos trabalhadores de ampliação dos direitos e aumento real, o Sindicato tem se empenhado em negociar acordos por fábrica. Até o momento, 85% da base do SMetal está com acordos negociados.

Durante a reunião, o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP), Erick Silva, fez um balanço das negociações em todo o Estado e falou da importância da base de Sorocaba para garantir tanto a valorização salarial da categoria por empresas, bem como a renovação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“Os dirigentes do Sindicato de Sorocaba e região estão de parabéns pela luta e pela construção durante todo esse processo. Fechar acordos individuais em quase 90% da base em tão pouco tempo é muito significativo. E não é uma base de cinco empresas, mas sim de quase 45 mil metalúrgicos. Vocês deram o recado para a patrãozada e, para o ano que vem, precisamos nos organizar para fortalecer ainda mais a categoria no Estado de São Paulo”, enfatizou.

Os acordos firmados até o momento pelo SMetal tiveram, em média, um reajuste salarial de 6,33%, que representa 2,19% de aumento real. A nível nacional, a média foi de 1,31%.
Ao todo, são 284 acordos finalizados, podendo injetar cerca de R$14 milhões reais por mês na economia local e região.

“Tivemos uma Campanha Salarial trabalhosa, fábrica por fábrica, mas o ganho que a categoria teve com as negociações do SMetal e com a mobilização dos metalúrgicos nos deixa muito contentes. Porque não é só a família de cada trabalhador que é beneficiada. É um valor que impacta toda a economia da região. Este ano, com todas as negociações, podem ser injetados mais de R$ 500 milhões de reais na cidade. Isso é fruto de muita luta, mas também da credibilidade que nosso sindicato tem na sociedade”, explica Silvio.

Sindicato Cidadão

Outra coisa que impacta a sociedade de Sorocaba e Região, é o fortalecimento do Sindicato Cidadão, um conceito implementado no Sindicato em 1992 que segue até os dias de hoje, e que também é destaque da atuação do SMetal em 2023.

Além de projetos em parceria com Banco de Alimentos de Sorocaba, a Central Única das Favelas e a Associação Sorocaba para Desporto de Amputados (ASDA), e ações promovidas pela entidade, como o Natal Sem Fome, o SMetal do Bem e a Campanha do Agasalho, o Sindicato dos Metalúrgicos intensificou agendas políticas e governamentais, em busca de investimentos para a região e de articulação para a implementação de políticas públicas para a classe trabalhadora.

“Defendemos que não basta somente fazer bons acordos e negociações para a categoria, precisamos ter sindicatos fortes, além de federações e confederações fortes, para sustentar a luta em prol dos trabalhadores e, principalmente, pelo fortalecimento industrial no país e na defesa dos direitos da classe trabalhadora”, destaca Izídio de Brito Correia, secretário de organização do SMetal.

Balanço 2023

Ao final da reunião, as assessorias dos departamentos de política sindical, econômica, jurídica e de comunicação apresentaram um balanço das ações do SMetal em 2023, que evidencia a importância da atuação do Sindicato. O balanço completo será divulgado em breve no Portal SMetal e nas redes sociais.

direção plena Leandro Soares planejamento