Busca
Trabalho

Em 10 meses, Sorocaba tem saldo positivo de 7,9 mil vagas de emprego criadas

Setor de serviços foi o que mais teve postos de trabalho aberto em 2023, com um total de 5.773 de saldo positivo

Portal Porque
Agência Brasil

Final de ano deve ter um acréscimo considerável nas contratações com as vagas temporárias, especialmente nos setores de serviços e no comércio.

O setor de serviços foi o que mais empregou em Sorocaba este ano. No total, a área tem saldo positivo de 5.773 vagas criadas entre janeiro e outubro na cidade. O levantamento é da subseção do Dieese do SMetal e segue a tendência do Brasil, que desde a eleição do governo Lula, tem apresentado resultados positivos na criação de empregos.

Na sequência, o segundo melhor resultado está na construção civil, que apresenta saldo positivo de 1.021 postos de trabalho criados em 2023.

A lista é completa com o comércio, com 818 vagas e a indústria com 416 postos de trabalho de saldo positivo. Já a agropecuária registrou saldo negativo com – 47 empregos criados.

No total, Sorocaba tem saldo positivo de mais de 7,9 mil vagas de empregos criadas, segundo a tendência estadual e nacional. No Brasil, foram 1,7 milhão de novos postos de trabalho criados nos 10 primeiros meses do ano.

São Paulo lidera a lista de estados com maior número de vagas criadas no ano, com aproximadamente 502 novas contratações.

Quem procura uma vaga de emprego pode acessar o levantamento realizado pelo Portal Porque (acesse aqui).

No Brasil, desde o início de 2023, mais de 1,7 milhões de postos de trabalho com carteira de assinada.

Vagas temporárias

O final de ano deve ter um acréscimo considerável nas contratações com as vagas temporárias, especialmente nos setores de serviços e no comércio.

De acordo com a ACSO (Associação Comercial de Sorocaba), somente no comércio, mais de 4,3 mil vagas temporárias devem ser abertas até dezembro.

No entanto, o economista Felipe Duarte, da subseção do Dieese, aponta que no início do ano o acréscimo positivo no número de vagas tende a ser revertido com o final do período das contratações temporárias.

Felipe também destaca que o décimo terceiro dos trabalhadores de Sorocaba, que devem receber mais de R$ 735 milhões da gratificação, tende a aquecer a economia.

Por outro, segundo o economista, é preciso levar em consideração que o endividamento das famílias brasileiras pode inibir em parte esse aquecimento.

tags
demprego Economia renda Sorocaba trabalho
VEJA
TAMBÉM