Galeria de Imagens

Eleições 2022: ato em Sorocaba pede voto antirracista; veja as fotos

Manifestação aconteceu no sábado, dia 6, no centro da cidade e contou a participação de militantes do movimento negro de Sorocaba e Votorantim; outros atos pelo voto antirracista devem acontecer por todo o Brasil

Foguinho/Imprensa SMetal
Durante o ato deste sábado, dia 6, participantes discursaram sobre a importância de ocupar os espaços para combater o racismo no Brasil

Militantes do movimento negro de Sorocaba e Votorantim se reuniram no último sábado, 6, para o 1º Ato pelo Voto Antirracista do município (confira as fotos). O evento aconteceu na Praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.

Durante toda a manhã, os participantes do ato discursaram sobre as dificuldades vividas pela população negra no Brasil e da importância de ocupar os espaços para combater o racismo. Após essa etapa, os manifestantes fizeram uma caminhada pelo centro de Sorocaba.

Everton da Silva Souza, coordenador do Coletivo Racial do SMetal, destacou a importância de valorizar o voto. “Às vezes, as pessoas não têm nenhuma estrutura básica e, por conta da situação, acabam trocando o voto por algo imediato, como uma cesta básica. Precisamos pensar no que realmente precisamos, como saúde e emprego, porque quem recebe seu voto, tem que trabalhar para você”.

Alex Zok, um dos coordenadores do Movimento Antirracista de Sorocaba, enfatizou que é preciso ocupar os espaços. “O voto preto e preta tem como estratégia termos novos locais sociais da população preta na sociedade brasileira, entendendo que somente estando nas estruturas que discutem e geram leis poderemos erradicar o racismo da nossa sociedade”.

A manifestação foi promovida pelos Comitês Antirracistas de Sorocaba e Votorantim. Outros atos pelo voto antirracista estão sendo planejados em todo país.

O Movimento Negro Unificado (MNU), o Movimento Antirracista, o Coletivo Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), entre outros, também participaram do ato.

Confiras as fotos:

Eleições 2022: ato em Sorocaba pede voto antirracista; veja as fotos
Foguinho/Imprensa SMetal

antirracista coletivo eleição foto galeria Manifestação movimento negro protesto Racial Racismo Sorocaba voto