Busca
Representatividade sindical

Eleição do SMetal acontece nos dias 3, 4 e 5 de março

Neste ano, os metalúrgicos de Sorocaba e região vão escolher os novos representantes sindicais que estarão à frente do SMetal para o mandato de 2021-2025. Saiba o que mudou e como será formada a diretoria

Imprensa SMetal
Arte: Cássio Freire
Conforme a gravidade da pandemia da Covid-19 na cidade, a Comissão estuda possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar também à distância

Conforme a gravidade da pandemia da Covid-19 na cidade, a Comissão estuda possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar também à distância

Este ano, os metalúrgicos de Sorocaba e região vão eleger a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) para o mandato 2021-2025. O período de inscrição de chapas já está aberto e encerra no dia 5 de fevereiro.

Já a votação acontece nos dias 3, 4 e 5 de março nas fábricas de Sorocaba e região. Devido à gravidade da pandemia da Covid-19 na cidade, a Comissão Eleitoral estuda ainda a possibilidade de uma eleição híbrida, na qual o trabalhador possa votar da forma tradicional – com as urnas nas fábricas e na sede do Sindicato – e também à distância, a partir de um sistema que vem sendo desenvolvido.

Se a votação será somente presencial ou híbrida, a Comissão explica que depende da situação da pandemia no período das eleições. “Estamos em um ano atípico e há, inclusive, trabalhadores que estão afastados da fábrica por pertencerem ao grupo de risco da Covid-19. Por isso, estamos estudando qual o melhor formato para as eleições deste ano, sempre pensando na segurança e na saúde dos trabalhadores”, explica o advogado Marcio Mendes, do jurídico do pleito.

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
As regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições de 2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia realizada dia 22 de janeiro

As regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições de 2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia realizada dia 22 de janeiro

Apenas associados ao SMetal que cumprem os requisitos do estatuto têm direito a voto. A apuração está marcada para o dia 5 de março, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

Turno único

Diferente das anteriores, a eleição de 2021 será realizada em turno único. Ou seja, os trabalhadores vão escolher os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE) e quais deles vão compor a diretoria executiva, o conselho da direção executiva e o conselho fiscal, na mesma votação.

Ao todo, serão 80 dirigentes divididos em 29 comitês, incluindo o Comitê Sindical de Aposentados. Desses, sete irão compor a diretoria executiva, 14 serão do conselho da direção executiva e seis serão do conselho fiscal (três titulares e três suplentes).

A diretoria a ser eleita pelos metalúrgicos nas eleições sindicais de 2021 será organizada na seguinte forma:

80 DIRIGENTES (DIRETORIA PLENA) divididos em:

29 COMITÊS (Incluindo o Comitê Sindical de Aposentados): O Comitê Sindical de Empresa (CSE) é formado por representantes escolhidos pelos próprios trabalhadores nas fábricas. Eles têm como missão reportar as demandas do seu local de trabalho ao Sindicato e também levar aos trabalhadores as informações e orientações do Sindicato, sendo assim, um elo entre um ponto e outro.

7 MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA: A Diretoria Executiva responde pela estrutura, políticas e resoluções do Sindicato no dia a dia. É ela quem lidera as ações planejadas, administra o Sindicato e assina os acordos. Cabe a ela executar as ações referentes ao andamento dos procedimentos administrativos e político-sindicais da entidade.

14 MEMBROS DO CONSELHO DA DIREÇÃO EXECUTIVA: O Conselho da Diretoria é a instância que é ouvida pela Direção Executiva sobre a condução do sindicato no dia a dia.

6 MEMBROS DO CONSELHO FISCAL: O Conselho Fiscal é aquele que fiscaliza e checa a documentação financeira do Sindicato. São 3 titulares e 3 suplentes

Regras eleitorais foram aprovadas na sexta-feira, dia 22

Todas as regras, como número de candidatos, datas e outros detalhes das eleições sindicais de 2021, foram aprovadas pelos associados do SMetal em assembleia eleitoral realizada na última sexta-feira, dia 22, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos.

A assembleia foi convocada em edital publicado no Jornal Cruzeiro do Sul e na Folha Metalúrgica nº 972, ambos no dia 12 de janeiro, e respeitou todos os protocolos de segurança para evitar os riscos de contágio da Covid-19.

A partir da assembleia, de acordo com o estatuto do Sindicato, começou a correr o prazo para as inscrições da chapa e demais exigências do pleito.

tags
associado conselho direção diretoria eleição mandato metalúgico sindical sindicato SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM