Editorial: Seu voto fortalece seus direitos

Editorial da Folha Metalúrgica nº 976 reforça a importância de participar da eleição sindical, na próxima semana, quando a categoria escolhe representantes para lutar por seu emprego, sua renda e sua saúde.

Arte: Cassio Freire
Nos dias 3, 4 e 5, exerça seu direito democrático de escolher aqueles que vão te representar pelos próximos quatro anos

Nos dias 3, 4 e 5 de março, de quarta a sexta-feira, os metalúrgicos e metalúrgicas de Sorocaba e região, associados ao Sindicato, votam para escolher a diretoria da entidade para os quatro anos seguintes. É um momento de muita importância à toda categoria.

Votar na eleição sindical é confirmar a representatividade do Sindicato para continuar lutando pelos direitos. E não é pouca luta. Já falamos inúmeras vezes dos ataques que trabalhadores e trabalhadoras vêm sofrendo, especialmente, nos últimos anos.

O fim do Ministério do Trabalho, as Reformas Trabalhista e da Previdência, o ensaio para a implantação da Carteira Verde e Amarela, são apenas alguns exemplos das medidas que afetam diretamente a classe trabalhadora.

Soma-se a esse histórico de ataques, uma crise econômica e sanitária nunca antes vivida pelos brasileiros. A pandemia da Covid-19 parou o mundo, fez centenas de milhares de vítimas e ainda é uma ameaça para todos nós.

Num cenário tão adverso, o trabalho do SMetal foi – e ainda é – de fundamental importância. Ao longo dos últimos quatro anos, o Sindicato buscou incansavelmente defender a categoria. Foi assim que conseguiu evitar o desemprego, barrou a implantação da Reforma Trabalhista de modo irrestrito, garantiu reajuste salarial – na maioria das vezes acima da inflação – e também negociou quase R$ 600 milhões em PPR.

E na pandemia, o Sindicato esteve à frente de importantes negociações que mantiveram a renda da categoria, garantiram os postos de trabalho e foram fundamentais para que a saúde da maioria fosse preservada.

Nesse contexto, vale ressaltar que, se tem uma coisa que a pandemia mostrou, é que quem movimenta a economia é o trabalhador. É você, que todos os dias deixa sua família em casa para buscar o sustento de cada dia, quem produz e, consequentemente, gera riqueza para as empresas e para o país.

Sendo assim, nada mais justo que seu trabalho seja valorizado. E é esse o compromisso do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região: defender os seus direitos. Ao votar na próxima semana, você está escolhendo representantes para lutar por seu emprego, sua renda e sua saúde.

Portanto, nos dias 3, 4 e 5, exerça seu direito democrático de escolher aqueles que vão te representar pelos próximos quatro anos. Seu voto fortalece ainda mais a luta pelos direitos. Participe, vote!

categoria editoria eleição Emprego folha março metalúrgica renda sindical sindicato SMETAL Sorocaba