Editorial: Defendendo seus direitos quando você mais precisa!

O editorial da Folha Metalúrgica nº 967 faz um balanço da atuação do Sindicato dos Metalúrgicos nos últimos meses de pandemia, principalmente na luta em defesa da saúde, emprego e renda da categoria

Arte: Cássio Freire

Desde a última Folha Metalúrgica, entregue à categoria em março deste ano, muita coisa mudou. No nosso “novo normal” foram incluídas máscaras de proteção. Diversos protocolos passaram a ser obrigatórios no dia a dia para proteger a nossa saúde e a das pessoas ao redor.

Atingimos a marca de um milhão de mortes por Covid-19 no mundo. Não são apenas números, são famílias que perderam seus entes queridos, colegas e amigos de uma forma brusca e sem a possibilidade de se despedir direito.

Que não é apenas uma gripezinha e que ela trouxe diversos desafios, todo o mundo já está cansado de saber. Mas o que nos assombra diariamente é: onde tudo isso vai parar?!

A luta pela manutenção do emprego, da saúde e da renda dos trabalhadores e trabalhadoras tem sido a prioridade da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos nos últimos meses, que também precisou se adaptar para continuar defendendo os interesses da categoria – à distância.

Novas maneiras de se comunicar foram criadas e também ampliadas – o atendimento presencial precisou ser interrompido por uns meses, mas o trabalhador em nenhum momento ficou desamparado. Foi criada ainda a assembleia eletrônica, uma importante ferramenta que garante a participação do trabalhador nas tomadas de decisões, de forma transparente e democrática, sem colocá-los em risco.

Os dirigentes do SMetal têm enfrentado também negociações extremamente difíceis com os patrões devido ao cenário em que vivemos. Férias coletivas, banco de horas, suspensão de contrato e redução de jornada com melhor remuneração do que previsto em Lei foram algumas das inúmeras ferramentas utilizadas para preservar a sua saúde e também a renda mensal familiar e o emprego.

Com diálogo e entendimento sobre o momento de passamos, continuamos defendendo que o metalúrgico não pode ser o único penalizado diante dos desafios que enfrentamos. São os trabalhadores e as trabalhadoras que constroem a riqueza desse país com o suor do seu trabalho e são eles que trazem lucros às empresas.

Por isso, a diretoria do SMetal decidiu ainda pautar todas as empresas da categoria para debater o Programa de Participação nos Resultados. Já são mais de 17.700 metalúrgicos com o benefício garantido e o Sindicato continua buscando novos acordos. Além disso, 96% da nossa categoria possui acordo da Campanha Salarial 2020, com cláusulas econômicas e sociais conquistadas.

Mas os desafios continuam! A pandemia não acabou e os reflexos econômicos e sociais causados por ela podem perdurar ainda por muito tempo. Mas podem ter a certeza que este Sindicato continuará na linha de frente quando o assunto é a defesa do emprego, saúde e renda, defendendo seus direitos quando você mais precisa!

atuação covid direito Editorial Emprego metalúrgico pandemia PPR renda salarial saúde sindicato SMETAL Sorocaba