Relações sindicais

Dirigentes do SMetal realizam visita à CNH Case

Para secretário-geral, ter uma boa relação com os executivos das fábricas só traz benefícios para os trabalhadores, seja do chão de fábrica ou do administrativo

Amanda Monteiro/Imprensa SMetal
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

A visita dos dirigentes do sindicato à fábrica da CNH representa um passo importante para fortalecer as relações entre o sindicato e a empresa.

Na manhã desta terça-feira, dia 18, os dirigentes executivos do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram uma visita à fábrica da CNH, localizada em Sorocaba, com objetivo de fortalecer as relações entre o sindicato e a empresa.

Os dirigentes tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente os processos da fábrica, desde a soldagem até a finalização dos equipamentos agrícolas, produzidos pelos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos.

Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal e responsável pelas negociações na CNH Case, destacou a importância de criar relações sólidas com a empresa. “É fundamental colocarmos o sindicato em outro patamar, onde possamos discutir os interesses dos trabalhadores diretamente com aqueles que estão à frente de questões cruciais”, afirmou.

Ele ressaltou que os trabalhadores são os maiores beneficiados quando existe uma boa relação entre capital e trabalho. “Precisamos adotar políticas dentro das fábricas, onde ambos os lados tenham seus objetivos atendidos”, completou.

Além do Silvio, estiveram presentes o presidente do SMetal, Leandro Soares; os diretores executivo, Antônio Welber Filho (Bizu) e Francisco Lucrécio Junior Saldanha; e o secretário licenciado, Izídio de Brito. Além dos membros do CSE, Luiz Otávio Ferreira e Paulo César Sola Garcia (Tatu).

“Manter uma boa relação entre sindicatos e empresas é crucial por várias razões. Facilita a negociação de melhores condições de trabalho, resolve conflitos de maneira pacífica, e aumenta a produtividade ao melhorar a própria relação com os trabalhadores. Além disso, ajuda na adaptação às mudanças de mercado, garantindo o cumprimento das leis trabalhistas, ou seja, essa relação só traz benefícios para os trabalhadores, seja do chão de fábrica ou administrativo”, complementa o secretário.

A visita dos dirigentes do sindicato à fábrica da CNH representa um passo importante para fortalecer as relações entre o sindicato e a empresa, buscando sempre o melhor para os trabalhadores e para o desenvolvimento da indústria na região.

É necessário pensar nas novas gerações

Durante a reunião, o presidente do SMetal expressou sua preocupação com a inserção das novas gerações no mercado de trabalho. Ele destacou a importância de criar oportunidades e oferecer suporte adequado para que esses jovens profissionais possam se desenvolver e contribuir efetivamente para o setor industrial.

Nesse mesmo sentido, em 2022, de acordo com os últimos dados disponibilizados pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), os números absolutos mostram um retrato claro: os jovens até 24 anos eram 11,90% da base do SMetal, totalizando 5.258 trabalhadores e trabalhadoras. Ampliando a faixa etária para até 29 anos, esse contingente representava 25,42% da força de trabalho, totalizando 11.236 profissionais.

“Com a nova geração e as novas tecnologias, precisamos nos aprimorar e estar preparados para esses debates, é necessário estar atento às inovações e às mudanças no setor industrial” , ressaltou Leandro.

Ele comenta sobre a importância de agendas como a visita na CNH e levantar essas pautas visando qualidade de vida para os jovens trabalhadores e trabalhadoras.

“Precisamos garantir que a juventude trabalhadora tenha acesso a condições dignas de trabalho, com salários justos e oportunidades de crescimento profissional. A visita na CNH é uma oportunidade para discutir e reforçar essas questões, alinhando as necessidades dos jovens às demandas do setor industrial”, afirmou.

Leandro ainda destacou que a inclusão dos jovens no mercado de trabalho não deve ser apenas quantitativa, mas também qualitativa.

“Não basta apenas inserir os jovens nas fábricas e empresas, é fundamental que eles tenham acesso a treinamentos contínuos, que possam se desenvolver e crescer dentro da organização. A educação e a formação profissional são pilares essenciais para garantir que nossos jovens estejam preparados para os desafios do futuro”, completou Leandro.

Lay-off na CNH

Durante a visita, os executivos da CNH apresentaram dados importantes sobre a empresa. Atualmente, a fábrica emprega cerca de 2200 trabalhadores e conta com 580 fornecedores, dos quais 500 são brasileiros.

No entanto, a fábrica enfrenta um momento complicado, com quase 300 funcionários em layoff devido à queda na produção, influenciada pela situação atual do setor agrícola.

Diante de um tema sensível que afeta diretamente os trabalhadores, o SMetal sempre esteve à frente das negociações, garantindo e ampliando uma série de benefícios para os metalúrgicos.

Silvio conclui: “Relembro que durante a assembleia de lay-off citei que nossa atual gestão está focada em cinco pontos essenciais, dois em especial: a criação de novos postos de trabalho e a gestão eficaz de crises. Quando nos reunimos com a CNH para discutir esse instrumento, estamos enfrentando diretamente uma situação de crise. Nossa abordagem vai além de simplesmente cumprir os requisitos legais do lay-off; estamos empenhados em encontrar soluções abrangentes e eficazes para garantir o bem-estar social dos trabalhadores”.

Visita à CNH
Mattheus da Silva/Imprensa SMetal
articulação CNH cnh case relações visita