Busca
Unidade

Dirigente do SMetal participa de ações sindicais com metalúrgicos catarinenses

Valorização do piso, redução da jornada sem redução de salário, campanha salarial e formação foram os temas discutidos ao longo do último fim de semana em SC

Imprensa SMetal
Juliana Claudio

Tiago destaca que acompanhar as atividades foi de grande aprendizado, além de poder compartilhar a experiência que adquiriu atuando no SMetal e na CNM/CUT.

O secretário de administração e finanças do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Tiago Almeida do Nascimento, participou no último final de semana de algumas ações sindicais junto aos metalúrgicos cutistas de Santa Catarina.

Tiago destaca que acompanhar as atividades foi de grande aprendizado, além de poder compartilhar a experiência que adquiriu atuando no SMetal e na CNM/CUT. 

As realidades de cada estado são muito diversas, porém a luta e os anseios dos trabalhadores são idênticos”, completa.

Conselho Político do Departamento dos Metalúrgicos da CNM/CUT – SC/PR

Na sexta-feira, 24, em Joinville, aconteceu a última reunião do ano do Conselho Político do Departamento dos Metalúrgicos da CNM/CUT – SC/PR, no qual avaliaram as ações de 2023 e traçaram novas estratégias para 2024. 

Segundo a direção da entidade, as discussões foram em torno, principalmente, no que diz respeito à formação política, a sindicalização e questões nacionais.

Um dos principais focos da reunião foi a definição de um cronograma de formação para os dirigentes dos sindicatos filiados ao Departamento. Foram definidos a forma e o cronograma para a realização do Alicerce, uma formação de base voltada aos dirigentes sindicais cutistas e outra formação sobre sindicalização, abertos à categoria.

Em sua participação, Tiago abordou a campanha nacional pela valorização do piso lançada pela CNM/CUT.  “Nossa mão de obra é extremamente qualificada, por nossas mãos passam produtos com muito valor agregado, nosso piso precisa ser mais valorizado”, enfatizou Tiago. 

A partir da abordagem feita na reunião, definiu-se que o tema passará a receber uma atenção especial dos 11 Sindicatos que compõem o Departamento. O objetivo é que todos encampem a campanha nacional, dialogando com a categoria e promovendo debates em torno do assunto.

Metalúrgicos de Araquari

Na manhã de sábado, 25, Tiago acompanhou o coordenador do Departamento, Wanderlei Monteiro, na assembleia de definição da pauta de reivindicação dos Metalúrgicos de Araquari, cuja data base é no dia 1º de dezembro, que discutiu e aprovou as reivindicações que serão levadas à mesa de negociação com os patrões, especialmente o aumento real acima da inflação.

Os metalúrgicos vão lutar por seu lugar na luta geral da classe trabalhadora”, ressalta Tiago.

Juventude Metalúrgica

Já no sábado a noite, ocorreu o 6° Encontro da Juventude Metalúrgica, na na Recreativa dos Metalúrgicos, em Joinville. 

Além de confraternizar, os jovens sindicalizados e suas famílias acompanharam um debate sobre a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário e com limitação de horas extras, com a participação de Tiago e  a secretária de juventude da CUT/SC, Geice Maiara.

“Foi um espaço de debate rico e extremamente qualificado na sede do sindicato. O companheiro Rodolfo, presidente do sindicato, valoriza a juventude e espaços como esses devem ser valorizados pela classe trabalhadora. E também parabenizar o Departamento, na pessoa do Wanderlei, coordenador, que através da atuação da entidade mantém todos os sindicatos de Santa Catarina e Paraná mobilizados na busca por melhores condições de trabalho e salários para a categoria”, afirma Tiago.

tags
articulação CNM cut Santa Catarina unidade
VEJA
TAMBÉM