Diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e militantes participaram da posse do presidente Lula, ocorrida no domingo, 1º de janeiro, em Brasília. Pelo menos 250 pessoas estiveram na capital brasileira para acompanhar a solenidade.
Izidio de Brito, secretário de organização do Sindicato, destacou que o momento resgata a esperança do povo brasileiro. “Estão todos esperançosos com a posse de Lula. É a volta das políticas públicas, da concretização de um sonho. É isso que estamos vivendo aqui”.
O secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento, também celebrou o momento. “O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba está presente na volta do governo democrático e popular. A partir de hoje o povo volta a governar. Chega de fascismo, viva a democracia”.
Além de Izidio e Tiago, participaram do evento Francisco Saldanha (diretor executivo), Roberto Carlos Reis (Robertinho – ZF do Brasil Planta 1), Wellington Alves da Silva (Paraíba – Prysmian Boa Boa Vista), Everaldo Garrido (Prysmian Éden), Luiz Herculano da Costa (Sheila – Prymian Éden), Alexandre Galindo (Prymian Éden) e Rodrigo Vilela (Apex).
Lula subiu a rampa com o povo
Diferente do que diziam os golpistas, Lula subiu a rampa do Planalto acompanhado por representantes do povo, que ficaram com a missão de passar a faixa ao presidente. Derrotado nas urnas, Bolsonaro deixou o país antes mesmo de terminar o governo e não cumpriu o rito tradicional de colocar faixa no novo comandante do Brasil.
No discurso, Lula enfatizou que vai combater a desigualdade e pregou união e paz. “A ninguém interessa um país em pé de guerra, uma família vivendo em desarmonia. Chega de ódio, fake news, armas e bombas. Nosso povo quer paz para trabalhar, estudar, cuidar da família e ser feliz. A disputa eleitoral acabou”.
Confira as fotos: