Relações sindicais

Diretores do Sindicato visitam planta da Gestamp em Sorocaba

Desde o começo deste ano, diretoria do SMetal vem organizando agendas de visitas em empresas metalúrgicas da base para estreitar relações e entender as demandas do chão de fábrica

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

A visita aconteceu na quinta-feira, 1º de agosto.

Na quinta-feira, 01, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) estiveram visitando a empresa Gestamp, que fica localizada em Sorocaba.

No começo da visita, os representantes da fábrica fizeram uma apresentação sobre os principais produtos produzidos pela Gestamp, além de apontarem alguns dados de empregabilidade, capacidade produtiva e mais. De acordo com a apresentação, inclusive, estima-se que a metalúrgica empregue mais de cinco mil trabalhadores nos países que integram o Mercosul.

Estiveram no encontro Leandro Soares, presidente do SMetal; Silvio Ferreira, secretário-geral da entidade; e os diretores executivos Antônio Weber Filho (Bizu) e Francisco Lucrécio Junior Saldanha. Os membros do Comitê Sindical de Empresa (CSE), Domingos da Silva, Luiz Carlos da Silva e Márcio Prestes, também participaram da atividade.

Além das conversas internas entre Sindicato e empresa, os diretores do SMetal também foram convidados a fazer um “tour” pela planta da Gestamp que, atualmente, produz peças automotivas para veículos como Yaris, Honda City, Creta, Corolla, HR-V e outros. Durante a passagem, foi possível conhecer setores no segmento de ferramentas, estamparia a frio, corte a laser, perfiladora e solda robótica.

Quase 50 mil trabalhadores

Em sua fala durante a reunião, o presidente do SMetal relembrou que o Sindicato atingiu o marco histórico de representação. Atualmente, são mais de 47 mil trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos representados pela entidade. “Diante dos investimentos que estão sendo divulgados, iremos chegar a 50 mil trabalhadores metalúrgicos. Com os anúncios do governo, com relação aos investimentos na indústria, é estimado que tenhamos um contingente de 60 mil trabalhadores até 2030”, disse Leandro.

Na visão do líder metalúrgico, boas relações entre Sindicato e empresas podem ser a semente para frutos positivos. “Para nós, esse tipo de abertura e visita é muito importante. Essa é uma nova linha que o Sindicato tem adotado, de aproximação e diálogo, sobretudo com os trabalhadores, sem deixar de lado o papel importante das negociações, mas também com as empresas”, explica.

Essa linha de pensamento também foi reforçada por Silvio Ferreira. Ele acredita que três mãos são necessárias para o fortalecimento da indústria e do segmento metalúrgico na região. “Os trabalhadores, os representantes do Sindicato e as empresas. O orgulho de ser metalúrgico, como defendemos, é construído por essas mãos”, destacou.

Em 2023, Leandro e Silvio estiveram na Espanha em visita à sede da Gestamp. A agenda sindical teve como objetivo tratar da captação de investimentos para o Brasil e a criação de novos postos de trabalho, assim como conhecer as tecnologias e novos produtos da metalúrgica.

Manifestação

Outro ponto relembrado durante a visita é que, em 2019, houve um grande ato de mobilização em defesa do emprego na zona industrial da cidade. À época, os trabalhadores da Toyota e sistemistas – como Kanjiko, Gestamp, Faurecia, entre outras outras – se manifestaram em defesa dos postos de trabalho.

Para Leandro Soares, agendas como essas mostram que tudo que foi construído no passado com luta e mobilização vem apresentando ganhos para os trabalhadores. “Quando os investimentos chegam até nossa região, eles refletem diretamente na economia da cidade. Por isso, nossas relações têm sido pautadas em sempre buscar ganhos para os trabalhadores por meio das negociações”.

Agendas

Neste ano, os diretores já visitaram outras metalúrgicas. Em junho, o local visitado foi a CNH Case, em que os representantes do Sindicato conheceram detalhadamente os processos da fábrica.

Assim também aconteceu neste mês na empresa Clesse e, em junho, na empresa NAL, em que o Sindicato acompanhou a elaboração do projeto de expansão e geração de 600 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba. Já em abril, o Sindicato promoveu a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, à Toyota.

Acompanhe o Portal SMetal e fique de olho nas próximas visitas.

Confira este conteúdo nas redes sociais

articulação chão de fábrica gestamp produção relações sindicais visita