Solidariedade

Dia Nacional de Coleta de Alimentos acontece no dia 11

O evento é organizado no Brasil pela ONG Companhia das Obras (CdO) desde 2006; em Sorocaba, parte das doações será destinada ao Banco de Alimentos de Sorocaba

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal

No próximo dia 11 de novembro acontece o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Em Sorocaba, parte das doações de alimentos, recolhidos nos supermercados Coop Árvore Grande e Coop Zona Norte, serão destinados ao Banco de Alimentos de Sorocaba, entidade mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

A ação, que acontece em todo o Brasil desde 2006, tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para auxiliar as comunidades em situação de vulnerabilidade. O tema deste ano é “Compartilhar as necessidades para compartilhar o sentido da vida”.

O BAS, entidade que tem como missão combater a fome e o desperdício de alimentos na região de Sorocaba, participa da ação e atende cerca de 80 entidades atendidas pelo Banco. Em 2022, a iniciativa arrecadou aproximadamente 2,5 toneladas de alimentos em Sorocaba.

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos é organizado no Brasil pela ONG Companhia das Obras (CdO) desde 2006. Um dos coordenadores do evento em Sorocaba, José Colombo, afirma que a ação é um pequeno gesto de solidariedade.

“Um gesto que corresponde ao desejo de fazer o bem, que todos nós trazemos no coração. E ainda pode ajudar a florescer a esperança no mundo inteiro”, compartilha José.

Como funciona o projeto

No Dia Nacional de Coleta de Alimentos, voluntários estarão disponíveis em diversas localidades, incluindo as filiais da rede de supermercados, como a Coop Árvore Grande e a Coop Zona Norte. Eles estarão prontos para receber doações de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, enlatados e outros itens essenciais.

Meire Ellen Rodrigues, assistente social do BAS, destaca a importância da solidariedade da comunidade. “Acreditamos que a solidariedade da comunidade desempenha um papel fundamental no sucesso dessa iniciativa. Além de doar alimentos, as pessoas também podem se envolver como voluntárias e testemunhar o quão transformador isso pode ser na vida daqueles que contribuem”, afirma.

Para obter mais informações sobre como apoiar o Banco de Alimentos de Sorocaba ou participar como voluntário na coleta de alimentos, entre em contato pelo número de telefone (15) 97400-0206 (administração).

ação solidária Banco de Alimentos bas Dia Nacional da Coleta solidariedade