Busca
1º de Maio

Dia do trabalhador é comemorado com ato de resistência

Neste ano a atividade contou com a presença de vários artistas, movimentos sociais e centrais sindicais no Vale do Anhangabaú, em São Paulo

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

O evento foi realizado pela CUT e demais entidades que compõem a Frente Brasil Popular

Mais de 100 mil pessoas participaram do tradicional evento em homenagem ao Dia do Trabalhador, que aconteceu no domingo, dia 1º de maio, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. O evento foi realizado pela CUT e demais entidades que compõem a Frente Brasil Popular.

As atividades começaram por volta das 10h, com feiras gastronômicas, atrações para as crianças, intervenções artísticas e outros serviços à população.

Por volta das 14h o público se concentrou em frente ao palco do evento para acompanhar o discurso de algumas lideranças sindicais, estudantil e políticas.

O secretário-geral da CUT-SP, João Cayres, também participou do evento e falou sobre a importância do Dia do Trabalhador. “Este 1º de maio acontece em um momento histórico, no qual nós estamos sofrendo um ataque à democracia brasileira. Estamos aqui para colocar os trabalhadores aqui para se manter na resistência porque nós temos uma grande luta pela frente”, afirmou Cayres.

Às 14h40 a presidenta Dilma Rousseff (PT) chegou ao evento e, durante meia hora, discursou sobre a tentativa de golpe contra o seu mandato e a conjuntura política atual, além de agradecer o apoio que tem recebido do povo. Ela também pediu a união entre os partidos políticos de esquerda do Brasil.

Após o discurso da presidenta, vários artistas deram início às programações musicais. Já no final da tarde, às 18h, a banda de rock, Detonautas, subiu ao palco e agitou a galera durante uma hora de show.

Na ocasião, o vocalista da banda, Tico Santa Cruz, discursou contra o golpe e empunhou bandeira de diversos movimentos sociais como, Movimento LGBT, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Frente de Luta por Moradia (FLM), União da Juventude Socialista (UJS) além de outras bandeiras com a da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

“Temos que manter a defesa da democracia deste país, ninguém deve recuar e nem abaixar a cabeça para esses fascistas que estão por ai. Nós temos que manter a inteligência, a nossa integridade, plantar, seguir e fazer o bem”, declarou o músico Tico Santa Cruz.

Na sequência, as programações seguiram com Chico César, Martinho da Vila e Beth Carvalho.

Confira aqui galeria com imagens do ato do Dia do Trabalhador.

tags
1º de Maio Beth carvalho Cayres centrais César chico Cruz cut democracia dia Dilma golpe joão movimento MST PT Rousseff santa sindicais SMETAL sociais Tico trabalhador
VEJA
TAMBÉM