Busca
Contra reforma

Dia 29 tem ato contra a reforma do ensino médio em Sorocaba

Um ato público contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo Michel Temer (PMDB) será realizado nesta quinta-feira, dia 29, em Sorocaba. A concentração será às 16h em frente a Catedral

Imprensa SMetal
Reprodução Facebook

Uma manifestação contra a reforma do ensino médio foi realizada nesta segunda, dia 25, em frente a escola Aggêo Pereirado Amaral, em Sorocaba

Um ato público contra a reforma do ensino médio proposta pelo governo Michel Temer (PMDB) será realizado nesta quinta-feira, dia 29, em Sorocaba. A concentração acontece às 16h, na Praça Coronel Fernando Prestes, na região central da cidade.

O protesto é organizado pelo Movimento de Resistência ao Golpe no Ensino Médio da Região de Sorocaba, composto por professores, estudantes e pessoas ligadas à educação na cidade. O grupo foi criado no último sábado, dia 26, durante reunião no Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), após o anúncio da Medida Provisória (MPV) 746/2016.

Segundo Vinicius Viana, membro do movimento contra o golpe, no ato de quinta será realizada uma aula pública sobre os impactos da medida de Temer no sistema educacional brasileiro. Depois da aula, os manifestantes seguem em caminhada pelo centro da cidade.

Para ele, a Medida Provisória é autoritária. “O governo golpista de Temer quer sucatear a educação e transformar os cidadãos em massa de manobra, moldada aos interesses deles próprios e não aos da população”, critica.

Viana lembra que, em 2014, representantes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) apresentaram uma proposta de reformulação do ensino médio, baseada nas necessidades dos estudantes e professores. O documento foi entregue na Conferência Nacional de Educação (Conae) e indicava mudanças na grade de ensino e métodos das aulas em sala.

“A nossa proposta poderia ter sido usada com guia para o governo, pois foi debatida e estruturada de acordo com as necessidades reais dos estudantes. Além de itens sobre disciplinas escolares, também inclui processos sobre a administração da escola, como a realização de eleições diretas para a escolha dos diretores”, exemplifica.

Além da MPV, que altera o currículo escolar e tornam obrigatórias no ensino médio apenas as disciplinas de português, matemática e inglês, o Movimento também é contra a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos, causando danos à educação, saúde, entre outras áreas.

Outros atos

Na manhã de segunda-feira, dia 26, aconteceu uma manifestação contra o desmonte na educação pública em frente à escola estadual Aggêo Pereira do Amaral. O ato, organizado pelo Movimento de Resistência ao Golpe no Ensino Médio, reuniu cerca de 100 estudantes.

De acordo Viana, os atos em defesa do ensino médio serão intensificados nos próximos dias.

tags
catedral concentração ensino imprensa Médio reforma SMETAL Sorocaba
VEJA
TAMBÉM