A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fez 40 anos no último dia 28 de agosto, mas as homenagens à maior central sindical do Brasil e da América Latina prosseguem em diversas cidades do país. A importância da CUT na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras é desta vez reconhecida pela Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo.
A homenagem, proposta pelo vereador Hélio Rodrigues (PT), será realizada nesta segunda-feira, 11), a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital, com a presença de autoridades e dirigentes CUTistas.
CUT 40 anos
Fundada em 1983, em plena ditadura militar, a CUT teve papel atuante na luta pela redemocratização do país, à época. Também foi fundamental para que marcos históricos fossem cravados no que diz respeito a avanços em direitos para os trabalhadores, a exemplo da política de valorização do salário mínimo, em 2003, que instituiu reajustes acima da inflação ao longo dos anos, até ser interrompida pelos governos antidemocráticos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
A luta em defesa da democracia durante esse último período também teve a CUT como uma de suas protagonistas, assim como a eleição de um legítimo representante da classe trabalhadora à Presidência da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em um momento em que os desafios da classe trabalhadora se intensificam dadas as novas relações de trabalho, a CUT, realizará em outubro deste ano o seu 14° Congresso, ocasião em que elege nova diretoria, atualiza estratégias de luta e reforça seu compromisso com direitos. Desde o último Congresso, a Central já tem como uma de suas prioridades defender não apenas trabalhadores formais, mas todo o conjunto da classe trabalhadora, duramente atacada nos últimos anos pelas reformas liberais e medidas dos governos anteriores.
Mais homenagens
A CUT será homenageada nas seguintes cidades:
Campinas (SP)
Câmara Municipal – 12/9 – 15h
Solicitada pela bancada do PT em nome da líder Paolla Miguel.
Mauá (SP)
Câmara Municipal – 18/9 – 19h
Solicitada pelo vereador Geovane Correa (PT) .