Busca
Situação crítica

Covid-19: Sorocaba registra 194 mortes em cinco dias; total é de 1.326

Em duas semanas, desde que a cidade atingiu a marca de mil vidas perdidas, já foram registradas mais 318 mortes; no Brasil, 3.693 morreram nesta sexta-feira, 9, elevando o número para 348 mil óbitos

Imprensa SMetal

Sorocaba registou mais 31 mortes por Covid-19, segundo boletim da prefeitura, divulgado na noite desta sexta-feira, 9. São 1.326 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020.

Os números mostram um crescimento acentuado de vítimas fatais. Em duas semanas, desde que a cidade atingiu a marca de mil vidas perdidas, já foram registradas mais 318 mortes. Apenas nesta semana, desde a segunda-feira, 5, 194 óbitos foram registrados na cidade.

Além disso, os hospitais continuam operando com alta na ocupação. Os números de leitos clínicos ocupados variam entre 50 e 100%. Já as UTIs, tanto da rede pública como da privada, operam com 100% ou bem próximo disso da lotação. Os casos confirmados chegaram a 48.175, enquanto o número de pessoas confirmadas é de 45.956.

Brasil e São Paulo

Em todo Brasil, nesta sexta-feira, 9, foram registradas mais 3.693 mortes. Soma de toda pandemia, já são 348.718 vidas perdidas. O país tem 13,3 milhões de casos confirmados. Os dados são do Ministério da Saúde e do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).

O estado de São Paulo contabiliza o maior número das mortes – 81.750. Nas últimas 24 horas, outros 1.008 óbitos aconteceram no estado paulista, que também acumula 2,6 milhões de casos.

Fase vermelha

Mesmo diante da escada da pandemia, o governo do estado de São Paulo decidiu voltar para fase vermelha. O anúncio desta sexta-feira, 9, determina a volta da permissão para a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades, Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos, além do toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento nas lojas segundo protocolos sanitários e de segurança. Também estão liberados os campeonatos esportivos profissionais a partir desta sexta (9), mas apenas após as 20h, reforço na testagem e normas mais rigorosas de controle para atletas e integrantes de comissões técnicas e arbitragem.

Outras proibições da fase emergencial acabaram incorporadas à etapa vermelha e continuam em vigor a partir da próxima segunda. Além do toque de recolher noturno e do veto a celebrações religiosas coletivas, o Governo de São Paulo manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.

Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

A recomendação de teletrabalho também continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada. Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público.

tags
coronavirus Covid-19 Sorocaba
VEJA
TAMBÉM