Busca
Futsal

Copa Professor Carlos Ramiro começa com goleadas

Na tarde de domingo, dia 23, três jogos marcaram a abertura da competição organizada pela CUT, que teve até ex-jogador do São Bento em quadra

Imprensa SMetal
Luiz Campos Jr
Jean, ex-jogador profissional com passagem até pelo São Bento, foi o destaque do Barcelli Móveis

Jean, ex-jogador profissional com passagem até pelo São Bento, foi o destaque do Barcelli Móveis

A Copa Professor Carlos Ramiro 2014 de futsal, organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em comemoração aos 30 anos da entidade, teve início no domingo, dia 23, com jogos pelos oito grupos da competição. No Grupo 4, que reúne sete equipes formadas por trabalhadores da região de Sorocaba, três partidas foram realizadas durante à tarde, no ginásio do Sesi Mangal.

No duelo de abertura, o Bercelli Móveis eliminou a equipe da JCB com goleada: 13 a 4. Com isso, o time que é formado por funcionários da Tecforja avançou na competição e vai enfrentar o Fusão (Toyota), que derrotou o Paineiras (Schaeffler) por 5 a 3 em um confronto muito equilibrado na segunda partida do dia. No fechamento da rodada, o time da Johnson Controls venceu o Textil Dalutex por 7 a 4 e agora tem pela frente o Orsa Embalagens, em partida pré-agendada para o próximo domingo, dia 30, às 14h, também no Sesi Mangal.

Ex-profissional em quadra

Entre os atletas que estiveram em quadra neste domingo pela Copa Professor Carlos Ramiro, o ala Jean, da equipe do Barcelli Móveis, foi o destaque do dia não apenas pelos gols marcados por seu time na goleada diante do JCB, mas por ser um ex-jogador profissional e ter vestido a camisa de tradicionais equipes, como Guarani, Ponte Preta, Ituano, Votoraty e São Bento.

Aos 25 anos, o operador de máquina da Tecforja conta que decidiu abandonar a carreira após ficar um ano afastado do futebol para um tratamento de saúde. “Quando a gente para, é difícil recuperar o nosso espaço, pois o futebol e muito dinâmico e vi que não teria muitas oportunidades para frente”, explica o jogador que, antes de pendurar as chuteiras, ainda foi campeão da 3ª Divisão do Campeonato Goiano com o Goiatuba, em 2010.

Se por um lado o futebol deu um duro golpe em Jean, também ajudou o jogador a encontrar uma nova profissão. Foi um dirigente do São Bento que ofereceu ao ex-atleta um emprego de metalúrgico. “Eu nunca tinha feito nada além de jogar futebol, mas ele (o dirigente) me convidou para trabalhar na empresa dele, onde estou até hoje”, lembra.

Jean, porém, nunca deixou de praticar o esporte que considera uma paixão, mas atualmente joga apenas para se divertir. Além do futsal com os companheiros de trabalho, ele atua por duas equipes em campeonatos amadores, uma em Sorocaba (Vila Hortência) e outra em Votorantim (Materiais Jardim Clarice) e já faz planos para o futuro. “Estou cursando Educação Física e pretendo voltar ao futebol profissional, não como jogador, mas em qualquer outra função. Mas, por enquanto, quero ajudar a minha equipe a vencer a Copa Professor Carlos Ramiro”, afirma.

A Competição

A Copa de Futsal Professor Carlos Ramiro recebeu esse título em homenagem ao ex-professor e ex-dirigente da CUT/SP, falecido em 5 de setembro do ano passado, conhecido como Carlão da Apeoesp. O campeonato, realizado em parceria com o Sesi, é disputado por 30 times, divididos em oito grupos de acordo com as macro regiões esportivas da CUT.

A fórmula da competição é de eliminatórias simples, ou seja, apenas os vencedores avançam para novos duelos. Ao final da primeira fase, os campeões de cada grupo se classificam para a fase estadual, onde, também em confrontos de mata-mata, decidirão o título do torneio. A final da Copa Professor Carlos Ramiro está prevista para 27 de abril, em São Paulo.

tags
Competição copa professor carlos ramiro cut futsal goleadas jogos quadra saobento
VEJA
TAMBÉM