Construindo caminhos para garantir investimentos e empregos

Em artigo publicado na Folha Metalúrgica nº 1030, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre a importância da negociação do Sindicato para a geração de empregos

Leandro Soares, presidente do SMetal - publicado na Folha Metalúrgica n° 1030
Foguinho/Imprensa SMetal

Leandro Soares é funcionário da ZF do Brasil (Planta 2) e presidente do SMetal.

É claro que um sindicato não pega a carteira do trabalhador e carimba, até porque isso fugiria das atribuições legais de uma entidade de classe. Nossa premissa é cuidar e defender a categoria e, dentro das nossas atribuições, buscar negociar para contribuir com a geração de emprego e renda.

Mas até o carimbo na carteira tem chão. Existe a parte do trabalhador que consiste em se preparar profissionalmente para a oportunidade que tanto almeja, tem a parcela da empresa que precisa recrutar o melhor candidato para a vaga e, claro, quando um sindicato é atuante, vai procurar ter parte nesse processo. Seja articulando reuniões para buscar investimentos e mais vagas de emprego ou melhorando as relações entre sindicato, trabalhador e empresa.

Ao longo da existência do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), tivemos muitas articulações. Foi por meio de reuniões entre SMetal e representantes empresariais, lá no Japão, que a montadora Toyota pôde trazer ao Brasil uma plataforma que proporciona a produção de veículos híbridos e dobra sua capacidade de entrega.

Mais do que contribuir com a geração de emprego, queremos que seja um trabalho digno. Para isso, também buscamos conhecer ferramentas de combate ao assédio, como em agenda na Espanha, por exemplo, quando os diretores foram convidados a entender como funcionam mecanismos e normas, utilizados pelo Grupo Gestamp, para combater o preconceito e promover a diversidade.

Dialogar sobre como negociamos também esteve no radar desta entidade em visita ao Japão com os representantes do Grupo Koyto. Na ocasião, abordamos as formas de negociação que são aplicadas pelo sindicalismo brasileiro, apresentando diretrizes que são utilizadas quando o assunto é defender os direitos e benefícios da categoria.

Diante dos desafios do atual mundo do trabalho, o SMetal, por meio das boas relações que vem construindo, busca se aperfeiçoar para atender às demandas de cada empresa, trazendo previsibilidade e garantindo novos investimentos. Isso, por consequência, beneficia nossa categoria com a ampliação de benefícios e impacta, ainda, em toda economia das cidades da base do SMetal.

O anúncio da  última semana na Toyota, que destinará R$11 bilhões para as plantas de Sorocaba e Porto Feliz, mostra na prática como a ação do Sindicato é benéfica a longo prazo. A estimativa é de que esse investimento traga o potencial de gerar até dez mil empregos diretos e indiretos por meio das sistemistas.

O SMetal não apenas defende a categoria, mas também atua como arquiteto de oportunidades, negociando além do carimbo na carteira, construindo caminhos para investimentos e empregos dignos.

Emprego Folha 1030 indústria negociação Palavra do presidente