Busca
Parque dos Espanhóis

Conheça as nove atrações musicais que vão animar o 1º de Maio

Para fortalecer a luta pela aposentadoria digna, das 14h às 22h, o palco do 1º de Maio dos Metalúrgicos, no Pq dos Espanhóis, receberá nove atrações musicais, de vários ritmos. Conheça cada uma delas

Imprensa SMetal

Para fortalecer a luta pelo direito ao emprego e à aposentadoria digna e animar o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, das 14h às 22h, o palco do 1º de Maio dos Metalúrgicos de Sorocaba, no Parque dos Espanhóis, receberá nove atrações musicais, de vários ritmos e estilos. Conheça abaixo um pouco o trabalho de cada uma delas:

Ana Cañas

Ananda Jacques

Baque Mulher Sorocaba

Detonautas Roque Clube

DJ Aramar

Flor Märia

francisco, el hombre

Grupos Pais & Filhos

Krucatá

Ana Cañas

Divulgação

Ana Cañas: A cantora e compositora Ana Cañas começou a carreira musical em 2007, com o álbum “Amor em Caos”, que trazia influências de jazz e MPB. Ao longo de sua trajetória na música, já cantou com Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Dadi, entre outros.

Já em 2009, o dueto com Nando Reis na canção “Pra Você Guardei o Amor” foi tema de novela e tocou nas rádios de todo o país. E o show “Volta”, com direção e iluminação de Ney Matrogrosso, lançado em 2012, gerou o seu primeiro DVD, “Coração Inevitável”.

Ao longo de sua carreira, Ana Cañas foi se reinventado e, em seu quinto álbum, o “Todxs” (expressão utilizada para não especificar gênero), monstra todo seu ativismo político com músicas mais ousadas e que levantam bandeiras do feminismo e críticas à sociedade. É a primeira vez que ela se apresenta em Sorocaba.

Ananda Jacques

Divulgação

Ananda Jacques: Cantora, compositora e produtora cultural sorocabana. Suas criações musicais transitam entre os ritmos tradicionais brasileiros, como o samba e o baião, com temas que refletem sobre a afroreligiosidade, a ancestralidade, os direitos das mulheres e o amor através da pele de uma mulher preta artista.

No Parque dos Espanhóis, Ananda apresenta seu show autoral intitulado “Macumba de Apartamento” com banda formada por Fábio Serra na percussão; Marina Dias na bateria; Menian Miranda no violão e Silvia Dias no baixo. Flávia de Oliveira, Jéssica Lusia e Ella Vieira assinam a produção geral e a direção de arte, respectivamente.

No show, a artista deseja propor uma celebração aos rituais que compõe as rotinas e relações, sob uma estética que compreende o tradicional e dialoga com o afrofuturismo.

https://www.youtube.com/watch?v=cNPh9o-ge_4

Baque Mulher Sorocaba

Divulgação

Baque Mulher: O grupo de maracatu de baque virado é formado apenas por mulheres que cantam, dançam e tocam loas – canções – próprias, compostas enquanto instrumento de expressão feminina, luta e resistência pelo direito da mulher.

Nasceu em Recife (PB), mas o movimento tomou o Brasil e conta hoje com mais de 200 batuqueiras pelos país. Em Sorocaba, a filial do Baque Mulher foi fundada em 2016 e, desde então, vem atuando como forma de expressão cultural, apartidária, politizada e com o objetivo de promover a livre discussão sobre os direitos da mulher na sociedade.

Hoje o Baque Mulher Sorocaba realiza ensaios semanais às quintas-feiras, das 19h às 22h, na sede do SMetal; e aos domingos, das 16h às 18h, em parques e praças da cidade, com ensaios e oficinas abertas às sorocabanas.

Detonautas Roque Clube

Divulgação

Detonautas: Com mais de 20 anos de estrada, a banda de rock hoje é formada por Tico Santa Cruz (voz e violão), Renato Rocha (guitarra), Fábio Brasil (bateria), DJ Cleston (percussão), Phill (guitarra) e André Macca (baixo).

Para o show do Parque dos Espanhóis, o Detonautas trará sucessos do seu novo álbum “VI” e também músicas já conhecidas pelo público, como “Quando o sol se for”, “Outro Lugar” e “Olhos Certos”.

O álbum “VI” traz 10 faixas de um trabalho elaborado em que a banda se apresenta menos agitada e mais reflexiva. Não há qualquer canção com a veemência de um “Combate” ou de “Quem É Você”, do álbum anterior “A Saga Continua”. Com ele, a banda segue em frente em uma nova etapa, rumo aos próximos 20 anos ou mais. Haverá abertura especial do show com o projeto ‘Lyah & DJ Cleston’.

DJ Aramar

Divulgação

DJ Aramar: Entre os intervalos das bandas, a animação do 1º de Maio no Parque dos Espanhóis – Pelo direito ao Emprego e à Aposentadoria Digna – vai ficar por conta do DJ Aramar

Com mais de 15 anos de bagagem, ele vem se destacando com um setlist bem amplo, com várias essências e origens; do Nacional ao Pop, passando pela E-music, Rock e Underground. Por ter uma experiência musical ampla e sofisticada, em seus sets ele viaja da psicodélica a boas pitadas do Groove.

Recentemente, em dezembro de 2018, foi eleito o Dj Favoritx da 2ª edição do Caneca Awards, a premiação mais esperada do cenário alternativo de Sorocaba/SP.

Flor Märia

Divulgação

Flor Märia: Nascida em Piedade, interior de São Paulo, a cantora, compositora e atriz Flor Märia é vocalista nas bandas ‘Flor Märia e o Jardim Elétrico’ e ‘O Fantástico Conjunto dos Corações Desimpedidos do Baixo Centro’,

Atriz e diretora na Cia. Gato Azul, ela apresentará um repertório autoral, com composição que falam sobre um corpo político; o corpo trans. “Um corpo excomungado pela sociedade patriarcal falocêntrica, mas que não se contenta e não se acomoda, devolve com amor e arte o ódio que é lançado feito lâmpadas”.

“É pra bordar o AMOR; resistência não é violência, re-existir é ser estado de amor, é não calar, não receber golpes e ficar imóvel, mas em estado de ação não permitir-se adoecer pelo ódio”, afirma a artista.

francisco, el hombre

Divulgação

francisco, el hombre: Formada por Sebastián Piracés-Ugarte, Mateo Piracés-Ugarte, Rafael Gomes e os sorocabanos Juliana Strassacapa e Andrei Kozyreff, a banda tem entre os seus sucessos as músicas “Calor da Rua”, “Bolso Nada” e “Triste, Louca ou Má”, que chegou a ser trilha de novela.

No palco do Parque dos Espanhóis, a banda vai apresentar o seu novo álbum RASGACABEZA, pela primeira vez em Sorocaba.

No disco, o quinteto tira a leveza já conhecida pelo seu público, adiciona tons mais agressivos e promete incendiar o palco do evento com as músicas “ENCALDEIRANDO :: aqui dentro tá quente”, “CHAMA ADRENALINA :: gasolina” e “CHÃO TETO PAREDE :: pegando fogo”.

Grupo Pais & Filhos

Divulgação

Pais & Filhos: Com um repertório trazendo o melhor do samba e pagode raiz, o Grupo Pais & Filhos também se apresentará no 1º de Maio do SMetal – Pelo direito ao Emprego e à Aposentadoria Digna.

O grupo é formado por José Roberto (Soneira) no vocal; Dinho no cavaco; Orlando no rebolo; Felipe Safira na percussão; Zezinho do tantan; Reginaldo Koty no pandeiro e João Moshin no violão.

No palco do evento cultural dos trabalhadores, o grupo de samba e pagode vai apresentar o melhor de bandas como Fundo de Quintal, Raça Nega e Só Pra Contrariar.

Krucatá

Divulgação

Krucatá: Muito além de um bloco de percussão ou uma banda, o Krucatá é um negócio social que busca promover a integração das pessoas através da arte.

No Parque dos Espanhóis, o Krucatá vai apresentar músicas brasileiras de diversos ritmos. Navegam pelo Baião, Samba, Funk, Afoxé e Samba-reggae, com canções de Tim Maia, Raul Seixas, Raça Negra, Natiruts, Jorge Ben, Flora Matos, entre tantos outros artistas brasileiros.

A proposta o Krucatá é unir as pessoas das mais diversas experiências e idades para tocar música brasileira de vários estilos, épocas e regiões.

Quem quiser participar ou conhecer, as aulas acontecem semanalmente, todas às quartas-feiras, às 19h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos. Em breve, o Krucatá vai abrir também Oficinas de Percussão e aulas Hip Hop na Zona Norte, levando mais cultura para aquela região.

tags
ananda aramar atraçao baque canas Detonautas flor Francisco krucatá maio metalúrgico música pagode pais SMETAL Sorocaba trabalhador
VEJA
TAMBÉM