Em continuidade à programação especial de Mês das Mulheres, o Cine SMetal exibiu nesta quinta-feira, 21, os curtas “Kbela”, “As Minas do Rap” e “O dia de Jerusa”. O encontro foi realizado no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Eleito em 2017 como melhor filme de curta-metragem da diáspora pela Academia Africana de Cinema, “Kbela” traz um olhar sensível sobre a experiência do racismo vivido cotidianamente por mulheres negras.
Já o curta-metragem “As Minas do Rap” entrevista mulheres ligadas ao hip hop, abordando o histórico feminino dentro do movimento e dando voz a artistas como Negra Li, MC Gra e Karol Conká.
“O dia de Jerusa” narra a história de uma moradora de um sobrado envelhecido que, ao receber uma pesquisadora de opinião que circula pelo bairro, proporciona uma tarde inusitada repleta de memórias.
Após a exibição dos curtas, o Cine SMetal aconteceu bate-papo com a cantora e radialista Paula Sinapse, defensora do fortalecimento feminino dentro do movimento hip hop, e com a enfermeira e conselheira municipal de saúde Regina Cardoso da Silva.