Busca
Comunicação

Com o tema CIPA, ‘SMetal Descomplica’ completa um mês no ar

Programa semanal foi criado para explicar, de forma simples e direta, os principais temas do mundo sindical e trabalhista; confira o que você precisa saber sobre a CIPA

Comunicação SMetal
Divulgação

No 4º episódio do ‘SMetal Descomplica’, o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito, fala sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidente e Assédio

Há cerca de um mês, o departamento de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região deu início ao “SMetal Descomplica”. Trata-se de um programa semanal divulgado nas redes sociais da entidade (Instagram, Facebook e Youtube) criado para explicar – de forma simples e direta – os principais temas do mundo sindical e trabalhista.

O último episódio, lançado nesta quarta-feira, dia 12, é sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – a CIPA. Quem “descomplicou” o tema foi o secretário de organização do SMetal, Izídio de Brito Correia.

As edições anteriores tiraram as principais dúvidas dos trabalhadores sobre Campanha Salarial, acidente de trabalho e taxa de juros. As perguntas foram respondidas pelo presidente do SMetal, Leandro Soares – confira todas as edições do mês aqui.

Confira abaixo a entrevista com Izídio de Brito sobre CIPA:

O que é CIPA?
Izídio de Brito: A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Saúde dos Trabalhadores. Foi instituída no Brasil em 1944 e é obrigação dos Sindicatos e dos trabalhadores lutarem por uma CIPA atuante.

Onde deve existir CIPA?
Izídio de Brito: Em todos os locais de trabalho onde existe grau de risco. A obrigatoriedade da instituição da CIPA quem normatiza é a NR5, quem define o grau de risco de uma empresa é a NR4 e, por fim, o número de trabalhadores a serem eleitos depende do número de trabalhadores da fábrica e do grau de risco.

Qual a importância da CIPA?
Izídio de Brito: Ela tem que cuidar da saúde dos trabalhadores de forma preventiva e também das condições de trabalho.

Qual a função dos cipeiros?
Izídio de Brito: O cipeiro é a voz dos trabalhadores para a questão de saúde e segurança. A responsabilidade de quem vota é muito grande, porque tem que votar em trabalhadores que assumam a responsabilidade de defender a saúde e a condição de trabalho. Tem que tomar muito cuidado com a indicação, inclusive, dos patrões, mas a função básica dos cipeiros, de quem assume essa responsabilidade, é cuidar da melhor forma possível das condições de trabalho, da saúde e da vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Como funciona a CIPA da Apex Tool, a CCTSMA?
Izídio de Brito: Ali foi transformado a CIPA em uma comissão especial, que chama se Comissão de Condições de Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, onde todos os responsáveis por essa Comissão são eleitos diretamente por toda a fábrica. A presidência também é eleita pelos trabalhadores e ela tem total independência de trabalhar e transformar o local de trabalho. Na minha opinião é um dos maiores exemplos, se não for o maior exemplo que nós temos no Brasil em relação a mudanças no local de trabalho e, portanto, na segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.

Como a CIPA pode atuar na saúde mental?
Izídio de Brito: Eu vejo que os cipeiros tem que se preparar cada vez mais, até porque o mundo já tem vivido uma situação muito difícil em relação à pressão, ao assédio moral, assédio sexual. Investir na CIPA, votar na CIPA, conversar com a CIPA, passar a responsabilidade para os cipeiros, é muito importante para que nós possamos ter um ambiente de trabalho sem acidentes e preservando a saúde dos trabalhadores no local de trabalho e também, lógico, na sua vida.

tags
Acidente cipa comissão descomplica izidio prevenção programa saúde segurança Sorocaba
VEJA
TAMBÉM