Busca
Assembleia

Com aumento de 6,45%, trabalhadores aprovam PPR na Kanjiko

Acordo, negociado pelo SMetal, foi aprovado em assembleias realizadas na última terça-feira, 11, com os metalúrgicos da fábrica; fique por dentro da negociação

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Durante a assembleia, os representantes do Sindicato também aproveitaram para comunicar quais são os próximos passos da entidade quanto à luta na Kanjiko | Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

Durante toda a última terça-feira, 9, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizaram assembleias na empresa Kanjiko para colocar em apreciação e votação uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2024. 

O acordo foi aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica e, neste ano, o valor que será pago aos metalúrgicos figura um crescimento de 6,45% se comparado ao que foi negociado em 2023. Os moldes e critérios para pagamento do programa foram negociados entre diretores do SMetal, Comitê Sindical de Empresa (CSE), Comissão de PPR e representantes da Kanjiko. 

De acordo com Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal e responsável pelas tratativas com a fábrica, a Comissão de PPR foi participativa e representou, junto ao Sindicato, os interesses dos metalúrgicos em mesa. 

Verdinho comentou que, passadas as negociações do PPR, a pauta na empresa agora é sobre remuneração | Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

“O Sindicato, a Comissão e o CSE representaram a voz dos funcionários. Isso fortaleceu a posição dos trabalhadores durante as negociações, pois demonstrou uma frente unida perante os empregadores”, conta o sindicalista. O PPR deste ano deve cair no bolso do trabalhador da Kanjiko em duas parcelas: uma em abril deste ano e a segunda, mediante metas e indicadores, em janeiro de 2025. 

No caso de total atingimento das metas para o recebimento integral do programa, o Sindicato também negociou um tópico que delibera sobre o pagamento de verbas que possam ultrapassar esses valores. Desta forma, os trabalhadores também terão benefícios caso essa situação aconteça.  

Durante a assembleia, os representantes do Sindicato também aproveitaram para comunicar quais são os próximos passos da entidade quanto à luta na Kanjiko. Verdinho comenta que, passadas as negociações do PPR, a pauta agora é a remuneração. “Vamos partir para conversas a respeito das distorções salariais que existem em cargos na empresa. Esse é um assunto muito importante e contamos com a mobilização dos trabalhadores nessa empreitada”, afirma o vice-presidente. 

O CSE na empresa é composto pelos metalúrgicos Samuel Moraes da Costa, Anderson Teixeria dos Anjos e Edson Roberto dos Santos. Entre os compromissos assumidos na eleição sindical de 2021, estão: melhorias nas condições de trabalho dos metalúrgicos da Kanjiko, atenção à estrutura, saúde e segurança na fábrica e mais. Leia aqui!

tags
Comissão de PPR Comitê Sindical de Empresa CSE Kanjiko PPR PPR 2024 Programa de Participação nos Resultados
VEJA
TAMBÉM