Participe!

CNM lança questionário sobre as condições de trabalho na pandemia

A investigação é uma iniciativa da CNM/CUT para entender os efeitos da pandemia nos trabalhadores e nas trabalhadoras; proposta é buscar entender o atual momento e procurar soluções e melhorias

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) lançou um questionário para os metalúrgicos e metalúrgicas. O documento tem como objetivo investigar a avaliar as condições de trabalho nas fábricas, em especial, durante o período da pandemia da Covid-19 e propor soluções que amenizem os reflexos da crise sanitária.

É possível responder as perguntas por meio da internet, levando apenas 5 minutos. A identidade dos trabalhadores será preservada e as questões estão divididas em três blocos: os dados de perfil (sem precisar colocar o nome); a estrutura pessoal de enfrentamento da pandemia e, por fim, as estruturas de apoio aos efeitos da pandemia.

“É preciso entender o que mudou diante das transformações estruturais, financeiras e emocionais impostas por esta crise sanitária que o mundo está passando para conseguirmos garantir direitos e trabalho decente”, diz a CNM/CUT em material de divulgação da iniciativa.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Instituto Lula. Além de propor soluções, o questionário auxiliará a obter um retrato real das condições de trabalho, que colabore na elaboração de ações sindicais que representem os interesses da classe trabalhadora metalúrgica.

Na visão do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Lendro Soares, os companheiros de Sorocaba podem contribuir muito com o relatório. “Nossa base tem 40 mil trabalhadores e representa uma das maiores, em número de metalúrgicos, no país. Por isso, precisamos nos articular e responder, em massa, esse questionário. Afinal, avaliar as condições de trabalho nas fábricas é o primeiro passo para construirmos soluções”, comenta Leandro.

Para participar, basta clicar aqui.

CNM/CUT confederação dos metalúrgicos da cut Covid-19 pandemia questionários