Busca
Negociação

CNH Industrial: metalúrgicos aprovam novo acordo de banco de horas

O acordo, que é válido por dois anos, estabelece regras únicas para quem acumular ou ficar devendo horas de trabalho na empresa

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A CNH, situada na zona industrial de Sorocaba, é especializada na produção de equipamentos agrícolas e possui cerca de 2400 trabalhadores.

Em assembleias realizadas na quarta-feira, 11, os metalúrgicos da CNH Industrial aprovaram um novo acordo de banco de horas, negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).O acordo, que é válido por dois anos, estabelece regras únicas para quem acumular ou ficar devendo horas de trabalho na empresa. Para nivelar os parâmetros, os trabalhadores passarão a ter no máximo 60 horas negativas em seu banco.

Após esse nivelamento, quem acumular mais de 70 horas negativas terá o respectivo tempo descontado e quem contabilizar mais de 20 horas positivas receberá como hora extra.

Além disso, a cada hora extra trabalhada para abater o banco de horas, 15 minutos serão adicionados na contagem. 

O trabalho aos sábados será compensado de forma alternada: o primeiro servirá para abater o banco de horas e, no outro, serão pagas horas extras. No caso dos feriados que caem neste dia, as quatro horas trabalhadas serão contabilizadas como crédito no banco de horas.

Já quando o feriado cair no fim de semana, 48 minutos serão negativados no banco de horas.

Nos meses que se trabalhar no 31º dia, essas horas também serão abatidas no banco de horas.

O dirigente do SMetal, Luiz Otávio Ferreira, explica que este acordo foi negociado para que o trabalhador consiga, de fato, pagar as horas devidas, pois na fábrica haviam quatro modalidades de banco de horas e o trabalhador não tinha controle. Essa é uma forma de garantir que as horas extras e o banco de horas sigam regras estabelecidas pelo Sindicato, que busca preservar a saúde do trabalhador e evitar jornadas exaustivas.

“Dialogamos muito com a fábrica sobre uma forma de garantir que o trabalhador não saia prejudicado”, ressalta o dirigente.

Além de Luiz, o Comitê Sindical de Empresa (CSE) da CNH Industrial é composto por Robson Alves (Biga) e Paulo Sola (Tatu).

A CNH, situada na zona industrial de Sorocaba, é especializada na produção de equipamentos agrícolas e possui cerca de 2400 trabalhadores.

tags
acordo banco de horas CNH CNH Industrial negociação
VEJA
TAMBÉM