Busca
Saúde do Trabalhador

CISTT aborda critérios de fiscalização da Gerência Regional do Trabalho

Em reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador realizada nesta sexta-feira, dia 14, foi tratada ainda sobre a necessidade de melhorias no Cerest; Izidio de Brito, diretor do SMetal, é coordenador da CISTT

Imprensa SMetal
Divulgação
As reuniões da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são mensais e acontecem na sede do Cerest, em Sorocaba

As reuniões da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora são mensais e acontecem na sede do Cerest, em Sorocaba

O secretário de organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izídio de Brito, participou, na manhã desta sexta-feira, dia 14, de nova reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Izidio, que também é conselheiro de saúde na cidade, é responsável pela coordenação da Comissão.

No encontro, a gerente regional do Trabalho em Sorocaba, Caroline Cristina de Melo, apresentou como é realizada a fiscalização do órgão em empresas nas quais há denúncia de irregularidades no ambiente de trabalho, bem como os critérios para a inspeção. De acordo com ela, há ainda fiscalizações baseadas em dados do Ministério do Trabalho e Previdência, nas quais são estabelecidas metas dentro de um planejamento anual do órgão.

“Nossa prioridade, enquanto coordenação do CISTT, é envolver o movimento sindical nas discussões sobre saúde na nossa região e levar a pauta dos trabalhadores nas discussões mais amplas sobre o tema. Nosso objetivo é criar e unificar todas as ferramentas possíveis para darmos todo o respaldo necessário para a classe trabalhadora no que diz respeito à saúde e segurança no local de trabalho”, enfatiza Izidio.

Outro tema abordado foi a falta de estrutura e de pessoal para atuar no Cerest, que abrange Sorocaba e mais 32 cidades da região. Ficou definido que a necessidade de ampliação e melhorias no atendimento do órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, serão cobradas na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, prevista para o dia 26 de outubro.

O dirigente sindical e membro do Comitê Sindical da Edscha, Newton Alberto Fernandes Pereira (Mineiro), também faz parte da Comissão e participou do encontro.

O que é a CISTT

A CISTT é uma câmara técnica do Conselho de Saúde de Sorocaba que reúne representantes do próprio conselho, universidades, poder público e representantes dos trabalhadores. O papel da comissão, que está desativada há anos na cidade, é assessorar conselheiros e conselheiras de saúde na temática da saúde da população trabalhadora no Brasil. Foi criada em 1990, junto à Lei nº 8.080/1990, que regulamenta o SUS. As reuniões são mensais e acontecem na sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

tags
Cerest cistt conselho coordenador izidio Reunião reunião comissão saúde sindical sindicato trabalhador
VEJA
TAMBÉM