Busca
CULTURA

Cine SMetal exibe filme sobre a luta indígena contra o garimpo ilegal na Amazônia

“Escute: A Terra Foi Rasgada” retrata a luta dos povos indígenas Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó)

Carol Fernandes/Imprensa SMetal

Edição terá um bate-papo com Claudilene Pedrosa Caldas, indígena do povo Dessano

Encerrando a programação de filmes em 2023, o Cine SMetal exibe na próxima quinta-feira, 14, o documentário “Escute: A Terra Foi Rasgada”. A edição será realizada às 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), por meio da Campanha Natal Sem Fome 2023.

Dirigido por Cassandra Mello e Fred Rahal, “Escute: A Terra Foi Rasgada” retrata a luta dos povos indígenas Yanomami, Munduruku e Mebêngôkre (Kayapó) contra a destruição causada pelo garimpo em seus territórios. Para além da destruição ambiental causada por essa atividade, o filme explora a profunda conexão existente entre a identidade indígena e o território que habitam.

Após a exibição, o Cine SMetal terá um bate-papo com Claudilene Pedrosa Caldas, indígena do povo Dessano. Natural de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, é estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, e membro do Centro de Culturas Indígenas (CCI). A curadoria e mediação são de Renata Rocha.

Sobre o Cine SMetal

O Cine SMetal é um projeto do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região que visa valorizar o cinema nacional e acontece toda quinta-feira, na sede da entidade, a partir das 19h.

O projeto recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte. O evento também conta com emissão de certificado de horas complementares para estudantes que participarem.

Interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região está localizado na Rua Júlio Hanser, 140, próximo a rodoviária.

tags
Cine SMetal Escute: A Terra Foi Rasgada Natal Sem Fome
VEJA
TAMBÉM