Busca
Sorocaba

Cidade deverá ter problemas com abastecimento de água nesta 4ª feira

Em decorrência das fortes chuvas em Sorocaba na noite de terça, dia 31, os 26 Centros de Distribuição de água em Sorocaba apresentam níveis baixos dos seus reservatórios, impedindo o abastecimento de água em regiões mais elevadas da cidade

Secom Sorocaba
De acordo com os engenheiros técnicos do Saae, a entrada de ar nas adutoras impediu o fluxo de água, causando seu desabastecimento

De acordo com os engenheiros técnicos do Saae, a entrada de ar nas adutoras impediu o fluxo de água, causando seu desabastecimento

Como consequência do temporal ocorrido na noite de ontem, a Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado) está recebendo água de apenas duas das quatro adutoras que captam água na represa do Clemente, próximo a Itupararanga.

Como consequência desta situação, os 26 Centros de Distribuição de água existentes na cidade apresentam, neste momento, situação de níveis baixos dos seus reservatórios, impedindo que seja realizado o bombeamento necessário para as regiões localizadas em pontos mais altos.

Diante desta situação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba alerta a população de que a cidade como um todo deverá ter prejuízos no abastecimento e distribuição de água tratada durante esta quarta-feira (01/02), com exceção das regiões do Éden e Cajuru, que recebem água da ETA do Éden.

De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva, essa situação está ocorrendo desde as 22h30 de ontem, quando foi detectado que a ETA do Cerrado não estava recebendo água para tratamento e distribuição com carga plena, e desde então equipes da autarquia deram início ao trabalho de vistoria das adutoras, ao longo dos seus 14 quilômetros, entre a represa de Itupararanga e a ETA do Cerrado, e não foi detectado indícios de rompimentos.

A conclusão dos engenheiros e técnicos do Saae/Sorocaba foi a de que, por algum motivo que está sendo investigado, ocorreu a entrada de ar nas adutoras, impedindo o fluxo de água em seu interior. Desta forma, funcionários da autarquia estão realizando a abertura dos diversos dispositivos de descarga existentes ao longo das tubulações, para a eliminação desse ar.

Durante esta quarta-feira a autarquia estará atualizando os dados sobre suas operações visando a normalização do abastecimento e informando a população sobre a situação de momento.

tags
abastecimento água bairros chuva cidade de agua esgoto estação intensa Sorocaba
VEJA
TAMBÉM