Busca
Sorocaba

Chapa do PT liderada por Izídio debate propostas para o partido

Integrantes da chapa "Juntos por um partido mais forte", que vai concorrer à direção do PT de Sorocaba nas eleições internas em novembro, reuniram-se na noite de quinta, dia 19, na sede do SMetal

Imprensa SMetal
Lucas Delgado/Imprensa SMetal
Encontro foi realizado, dia 19, na sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Encontro foi realizado, dia 19, na sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Integrantes da chapa “Juntos por um partido mais forte”, que vai concorrer à direção do PT de Sorocaba nas eleições internas em novembro, reuniram-se na noite de quinta-feira, dia 19, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, para debater as propostas de fortalecimento do partido que vão apresentar aos filiados. A chapa tem o vereador Izídio de Brito como candidato a presidente do diretório municipal.

A chapa liderada por Izídio vai concorrer com outra chapa de petistas sorocabanos encabeçada por Anderson Lima, filho do ex-vereador Jorjão. O processo de eleições diretas (PED) do partido será dia 10 de novembro e 842 dos 1.300 filiados na cidade estão aptos a votar.

Além de definir a direção local, o PED também vai eleger os dirigentes da sigla para os diretórios estadual e nacional.

Os candidatos da chapa “Juntos por um partido mais forte” representam várias correntes e coletivos que atuam no partido, como Construindo um Novo Brasil (CNB), Esquerda Popular Socialista (EPS) e Juventude do PT (JPT). A CNB é a corrente majoritária no âmbito nacional.

Izídio e os demais integrantes da chapa contam com o apoio dos parlamentares petistas da cidade, Hamilton Pereira, deputado estadual; Iara Bernardi, deputada federal; Francisco França e Carlos Leite, vereadores.

O atual presidente do diretório, José Carlos Triniti Fernandes; e dois ex-presidentes, Márcia Azzini e Paulo Henrique Soranz; também apoiam a chapa “Juntos por um partido mais forte”.

Já a chapa liderada por Anderson é ligada à correte petista PT de Lutas e Massas (PTLM). Um dos apoiadores é o ex-vereador e atual suplente na Câmara Jorjão das Laranjeiras.

Plataforma da chapa

No encontro do grupo encabeçado por Izídio foi apresentada uma tese que deve servir como plataforma eleitoral da chapa e, ao mesmo tempo, de guia de atuação da chapa do diretório, caso ela vença as eleições internas.

A tese contém uma análise dos cenários nacional, estadual e municipal do ponto de vista político, econômico e social. Entre as propostas, destaca-se a retomada dos grupos setoriais do PT, no qual os filiados e simpatizantes deverão formular sugestões de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos, combate ao racismo, entre outras.

O documento também prevê a realização de um encontro municipal do PT, “que debata e aprove as diretrizes de atuação do Partido para os próximos anos”. Também o reforço na comunicação do PT e a defesa das bandeiras nacionais do partido estão previstos na tese, que será divulgada na íntegra aos filiados nos próximos dias.

Encontro foi realizado na sede dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (Foto: Lucas Delgado/Imprensa SMetal)


Composição

Para Paulo Henrique Soranz, a composição entre diversos coletivos na chapa lidera por Izídio é reflexo da maturidade tanto do grupo majoritário quanto das correntes com menor número de integrantes. “Ninguém abriu mãos de suas ideias, de suas leituras sobre o momento e o futuro do PT, mas deixamos de lado divergências menores em nome do fortalecimento do partido e do contraponto que devemos fazer à administração tucana da cidade”, afirma o membro da corrente CNB.

Márcia Azzini Gomes, do coletivo EPS, concorda: “O melhor caminho para o PT é a unidade, é trabalhar com respeito entre divergências internas. Juntos, vamos somar forças e ideias para por o PT para dialogar com a sociedade e apresentar nossas propostas de políticas públicas”.

“Podemos avançar e crescer reunindo os grupos organizados de esquerda em Sorocaba”, complementa Wellington Santos França, o Tom, da JPT.

Comunicação e governo federal

Para a deputada Iara, caberá ao diretório do PT divulgar mais os programas e recursos que o governo federal de Sorocaba traz para Sorocaba. “E é muita coisa [que os governos do PT trazem para Sorocaba]. A implantação do BRT ( conhecido como “ônibus rápido) é um exemplo. A verba é do governo federal, mas a prefeitura divulga como se fosse dela”.

O deputado Hamilton, que também apoia a chapa liderada por Izídio, ressaltou que Sorocaba está crescendo e o PT local deve ter a capacidade de fazer a leitura desse momento. “Não somos mais uma cidade média. Temos 630 mil habitantes. Somos uma cidade grande e com uma nova classe média, com novos sonhos, novas ambições, novas expectativas. O PT tem que saber se comunicar com esse novo perfil socioeconômico”.

Hamilton destacou que essa nova classe média e o desenvolvimento das cidades são frutos das políticas públicas implantadas por Lula e Dilma. Mas que, para tirar o mérito dos petistas, a direita tem feito uma “verdadeira campanha de ódio contra o PT, para tentar destruir o projeto do partido para o Brasil”.

Eleições sem ataques

O candidato a presidente do PT de Sorocaba, vereador Izídio de Brito, último a falar durante o encontro disse aos demais membros da chapa que “o processo eleitoral interno do PT deve ser pautado pelo respeito e pela lealdade. É uma disputa entre companheiros”, afirmou o vereador em relação à outra chapa, encabeçada por Anderson Lima.

Izídio acredita que não haverá ataques entre as chapas, apenas debate de ideias. “Passadas as eleições, independente do resultado, devemos estar todos juntos na construção de um partido forte e que saiba atender aos anseios da sociedade. Juntos, vamos cultivar nossa lealdade às questões sociais, retomar a organização do partido nos bairros e retomar o patamar eleitoral do PT em Sorocaba”, concluiu o vereador.

Debate dia 19

Os dois candidatos a presidente do diretório municipal vão confrontar suas propostas para o partido durante um debate marcado para o dia 19 de outubro, às 9h30, na Câmara Municipal de Sorocaba.

Cada chapa é formada por até 64 integrantes, entre diretoria, conselhos e suplentes, e o mandato é de quatro anos. O candidato a coordenador do PT para a macrorregião de Sorocaba é Márcio Alves, assessor parlamentar do mandato do deputado Hamilton Pereira.

A direção nacional tem seis candidatos a presidente: Rui Falcão, Markus Sokol, Renato Simões, Paulo Teixeira, Valter Pomar e Serge Goulart. O PT estadual/SP terá cinco candidatos no PED: Emídio de Souza, Carlão, Licio Lobo, Misa Boito e Miranda.

(Foto: Lucas Delgado/Imprensa SMetal)

tags
chapa eleição eleições eleições diretório do pt Imprensa SMetal izidio juntos por um partido mais forte PT Sorocaba
VEJA
TAMBÉM