Busca
Campanha Salarial 2024

Cerca de 90% dos metalúrgicos foram contemplados com aumento real

SMetal também luta para garantir o reajuste para trabalhadores do antigo Grupo 10 e Aeroespacial, que se recusaram a negociar coletivamente

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
José Cruz/Agência Brasil

Além do reajuste salarial, os metalúrgicos estão contemplados por cláusulas sociais que ampliam seus direitos.

Até o momento, cerca de 90% dos mais de 47 mil metalúrgicos representados pelo SMetal já têm garantido um aumento nos salários acima da inflação acumulada desde a última data-base da categoria, 1º de setembro.

O levantamento foi realizado pela subseção dos metalúrgicos de Sorocaba do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Isso significa que grande parte dos trabalhadores recuperou seu poder de compra perdido desde setembro de 2023. Apesar disso, as fábricas representadas pelo antigo Grupo 10 e Aeroespacial, cujas negociações acontecem diretamente com as empresas, seguem em curso porque os sindicatos patronais não procuraram negociar com os trabalhadores.

O secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, destaca que o Sindicato segue buscando garantir o reajuste para todos.

“Os trabalhadores de empresas que ainda não fecharam acordo com o Sindicato, podem nos procurar para pautarmos as reivindicações da categoria. Ninguém está esquecido e nossa meta é negociar para toda a base”, alerta o secretário-geral.

Além do aumento real nos salários, as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) promovem a ampliação dos direitos da categoria, por meio de cláusulas sociais, permitindo, por exemplo, auxílio-creche e estabilidade para quem está em vias de se aposentar. Caso sua empresa ainda não tenha fechado acordo, informe em www.smetal.org.br/denuncie. Você não precisa se identificar.

tags
aumento real campanha salarial 2024 cláusulas sociais grupo 10 reajuste
VEJA
TAMBÉM