Segurança do trabalhador

Causa do acidente na Neo Steel será apurada pelo Cerest, informa SMetal

Sindicato acionou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para que seja fiscalizada a situação do local do acidente e cobrada as medidas de segurança necessárias; trabalhador teve mão presa numa prensa e passa por cirurgia

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal

Na manhã desta sexta-feira, dia 23, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve na Neo Steel, em Araçariguama, para conversar com os trabalhadores e informar que acionou o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para que seja investigada a causa do acidente de trabalho grave ocorrido na última quarta-feira, 21, na empresa.

Por denúncia anônima feita no Portal SMetal, o Sindicato tomou conhecimento de que um trabalhador da fábrica do setor de autopeças teve a mão direita presa por uma prensa de molde de ferramentas e foi levado ao hospital para passar por cirurgia. Imediatamente, o dirigente Wagner Bueno entrou em contato com a empresa e familiares e, desde então, está acompanhado o caso de perto.

De acordo com ele, o Cerest foi acionado para que possa ir até a empresa verificar a situação do local do acidente e, depois, tomar todas as medidas de segurança necessárias. “Após a fiscalização, o órgão fará um relatório sobre a situação encontrada e quais as adequações necessárias que a fábrica precisa realizar. É delimitado então um prazo para essas mudanças e, caso a empresa se recuse a fazê-las, será acionado o Ministério Público do Trabalho (MPT)”, explica.

Segundo o dirigente, a empresa informou que a prensa na qual ocorreu o acidente está interditada e, em breve, será realizada uma investigação por parte do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para averiguação da causa do acidente.

O Sindicato dos Metalúrgicos tem uma reunião agendada com os representantes da Neo Steel na próxima segunda-feira, 26, para tratar do assunto e de outras questões de interesse dos trabalhadores. “Estamos acompanhando o caso de perto, torcendo pela recuperação do metalúrgico, e também em contato direto com a empresa para que todas as medidas cabíveis e encaminhamento sejam realizados”, conta.

E completa: “até o momento, as informações que temos é que a empresa vem cumprindo todos os protocolos em relação ao acidente, mas é importante que, caso haja qualquer irregularidade, como horas extras excessivas, problemas com EPI ou maquinário, deve ser denunciada imediatamente ao Sindicato”, enfatiza Wagner.

Para denunciar, basta o trabalhador acessar o canal específico no Portal SMetal (acesse aqui) e fazer a sua denúncia. O sigilo do trabalhador é garantido.

Enquadramento sindical

Em conversa com os trabalhadores da Neo Steel, o dirigente sindical explicou que há meses o Sindicato tem procurado a empresa para que seja realizado o enquadramento sindical na categoria metalúrgica.

“Infelizmente, precisou acontecer um acidente grave na empresa e sermos mais duros para que fosse dado o devido valor ao Sindicato e se comprometesse a atender nossa reivindicação. Com o cadastro no sindicato, imediatamente daremos início a negociação de melhorias e benefícios para os trabalhadores”, disse.

O enquadramento sindical se dá pela atividade preponderante da empresa. No caso da Neo Steel, ela produz estruturas de bancos automotivos (trilhos, reclinadores e outras peças) e conjuntos montados e soldados para aplicações estruturais. Portanto, legalmente, é direito dos trabalhadores serem representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

Instalada em Araçariguama em 2021, a Neo Steel faz parte do Grupo ABG, acionista controlador da fabricante de rodas Neo Rodas. Segundo comunicado do próprio grupo, a planta de Araça tem capacidade produtiva de mais de 50 mil toneladas de por ano de produtos estampados e previsão de criação de mais de 600 postos de trabalho quando a operação atingir seu ponto de maturação.

Até às 10h desta sexta-feira, 23, a empresa ainda não havia realizado o enquadramento sindical no SMetal.

Acidente araçariguama centro cirurgia enquadramento mão neo prensa saúde segurança sindical sindicato SMETAL steel