Busca
Meio Ambiente

‘Carrinhada’ em Sorocaba reforça a importância dos catadores

Catadores da Coreso e das demais cooperativas que integram a Rede Solidária Cata-Vida saíram às ruas de Sorocaba, em incentivo a valorização do trabalhador que colabora com preservação ambiental

Assessoria de Imprensa CEADEC
Foguinho

Cerca de 300 catadores da Coreso – Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba e das demais cooperativas que integram a Rede Solidária Cata-Vida saíram às ruas de Sorocaba, nesta quarta-feira, dia 5, na tradicional “Carrinhada” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A “Carrinhada” acontece há mais de uma década em Sorocaba e tem por objetivo chamar a atenção da população sorocabana para a importância da preservação e conservação do meio ambiente e da prática da coleta seletiva dos materiais recicláveis.

A edição deste ano foi marcada pelo reforço sobre a necessidade da implantação de programas municipais de coleta seletiva com a inclusão e remuneração dos catadores organizados em cooperativas na região de Sorocaba, em sintonia com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Essa Carrinhada é um ato simbólico para o Ceadec e para os catadores e as catadoras da Rede Solidária Cata-Vida nesses treze anos de luta em defesa da coleta seletiva com inclusão e remuneração dos catadores em nossa região.

Os catadores organizados em cooperativas e em rede solidária já conquistaram muitos avanços, hoje a Rede Solidária Cata-Vida já está beneficiando os polímeros PP e PE, ou seja, os catadores já são recicladores, mas ainda há muito a se conquistar. Nós ainda lutamos pela ampliação da infraestrutura das cooperativas e para que os poderes públicos reconheçam os catadores como prestadores de serviço público, com a devida remuneração nos mesmos patamares da coleta convencional, para que possamos ampliar a coleta seletiva nos municípios e incluir mais catadores nesse processo”, ressaltou a presidente do Ceadec, Rita de Cássia Gonçalves Viana.

Durante a Carrinhada, que percorreu as ruas do centro de Sorocaba, os catadores e catadoras caminharam com faixas alusivas à coleta seletiva e distribuíram o folder da Rede Solidária Cata-Vida que conscientiza sobre a importância da coleta seletiva e explica como fazer a separação dos materiais recicláveis. Depois, os catadores e catadoras participaram de um almoço de confraternização.

“Hoje foi um dia fantástico, essa Carrinhada foi a melhor de todas, atingiu tudo que esperávamos, cada um de nós, de diferentes cooperativas da Rede Cata-Vida, pudemos conversar, agradecer a população e mostrar a importância do trabalho que realizamos. É uma realidade que lá atrás nós já falávamos e através do Ceadec e da Petrobras hoje nós estamos unidos e presentes em 18 cidades da nossa região, gerando trabalho e renda e contribuindo com o meio ambiente”, comemorou o catador presidente da Coreso, José Augusto Rodrigues de Moraes.

O evento contou com a presença do Deputado Estadual Hamilton Pereira, da prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo, de representantes das prefeituras de Boituva, Riversul, Guapiara e Campina do Monte Alegre, dos vereadores de Sorocaba Carlos Leite e Izídio de Brito Correia, do vereador de Piedade Geraldo Pinto de Camargo Filho, de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, da Subsede da CUT Sorocaba, das Promotoras Legais Populares e do Instituto Plena Cidadania.

A atividade foi organizada pelo Ceadec – Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania e faz parte do Projeto Cata-Vida 2012, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento &
Cidadania.

A Rede Solidária Cata-Vida atualmente integra 361 catadores de materiais recicláveis organizados em cooperativas atuantes nos municípios de Sorocaba, Capão Bonito, Itararé, Itapetininga, Guapiara, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Piedade, Salto de Pirapora, Itapeva, Itaí, Riversul, Campina do Monte Alegre, Boituva, Ribeirão Branco, Ibiúna, Ribeirão Grande e Araçoiaba da Serra.

tags
carrinhada ceadec catadores meio ambiente recivlaveis rede catavida solidaria Sorocaba
VEJA
TAMBÉM