No Brasil

Campanha Salarial: 83,4% dos acordos na metalurgia foram acima da inflação

Entre janeiro e junho deste ano, foram realizadas 156 negociações de reajuste nos salários

Gabriela Guedes/Imprensa SMetal
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O INPC é utilizado para calcular variações no custo de vida das famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos.

Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 83,4% dos 156 reajustes salariais na metalurgia brasileira ficaram acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), segundo dados levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A pesquisa indica, ainda, que a variação real média dos reajustes salariais foi de 1,29%. Além disso, apenas 15,9% dos acordos foram iguais à inflação acumulada no período em que os acordos foram firmados e 0,7% foram abaixo do índice.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Leandro Soares, o percentual demonstra que há um cenário favorável na economia, o que permite avançar nas negociações na base do Sindicato.

“Com a inflação relativamente controlada, combinada com mais investimentos na indústria, acreditamos que será possível alcançar bons acordos na campanha salarial deste ano. Queremos que os trabalhadores sejam valorizados, por meio do aumento real nos salários e a garantia de direitos”, afirma o presidente.

Os dados são referentes ao comparativo com o INPC acumulado em 12 meses, até junho de 2024.

Leia mais: Segundo o Dieese, 85,2% dos reajustes salariais em 2024 foram acima da inflação

Campanha Salarial 2024

Com o slogan “Unidade e luta: vamos conquistar a nossa parte!”, os eixos definidos para a Campanha Salarial deste ano são: valorização das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos salariais, redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

Segundo o Dieese, entre setembro de 2023, mês que marca a data-base da categoria metalúrgica do estado de São Paulo, e junho de 2024, o INPC acumulou em 3,58%.

Nos últimos meses, os metalúrgicos do estado de São Paulo realizaram a entrega das pautas da categoria aos grupos patronais e, agora, estão na etapa das negociações.

INPC

O INPC é utilizado para calcular variações no custo de vida das famílias com rendimentos de um a cinco salários mínimos, por isso, é um índice muito importante para os trabalhadores, com recorte para despesas necessárias como alimentação, transporte, habitação e educação, por exemplo. Os resultados do INPC revelam se os preços de bens e serviços sofreram inflação ou deflação de um mês para o outro, ou seja, se aumentaram ou diminuíram de preço.

aumento real indústria inflação inpc metalurgia negociação