SOLIDARIEDADE

Campanha do Agasalho do SMetal recebe mais de 4 mil doações

Cobertores, roupas e sapatos serão destinados à famílias em vulnerabilidade e população de rua; direção do Sindicato dos Metalúrgicos comemora resultado

Carol Fernandes/Imprensa SMetal

Arrecadações foram organizadas por dirigentes e trabalhadores do SMetal nesta terça-feira, 4 | Foto: Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal

Com o tema “Seja solidário, ajude a aquecer o inverno de quem mais precisa”, a 2ª edição da Campanha do Agasalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) recebeu mais de 4 mil doações entre roupas, cobertores e sapatos. Os itens arrecadados serão entregues até o início da semana que vem para famílias em vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua, por meio de parceria com organizações como Cufa Sorocaba (Central Única das Favelas), Lar Criança Feliz e Ceadec (Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania).

No total, foram arrecadados mais de 1 mil cobertores e aproximadamente 3 mil roupas e 100 pares de sapatos. A adesão significativa entre os trabalhadores de Sorocaba e Região foi organizada pelos Comitês Sindicais das Empresas (CSEs), que também negociaram com representantes das fábricas a doação de cobertores.

Leandro Soares, presidente do SMetal, comemorou o sucesso da ação social em 2023. “Estamos muito felizes com as doações de tantos companheiros e companheiras que se preocupam em ajudar o próximo, assim como nós. Com essa solidariedade será possível ajudar dezenas de pessoas que tanto precisam”, disse.

O mesmo sentimento de gratidão é compartilhado por Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal. “Pelo segundo ano consecutivo, nos propomos a fazer mais pela população no inverno e extrapolar os portões das fábricas, e o resultado foi mais uma vez muito positivo. Isso é o que fortalece o Sindicato Cidadão”, ressaltou.

Para o CSE da Toyota, Marcelo José da Silva (Marcelinho), coordenador da Campanha do Agasalho 2023, os números de doações mostram a união da classe metalúrgica sorocabana frente às questões sociais. “Agradecemos à categoria e, especialmente, aos diretores sindicais de casa CSE, que abraçaram essa causa conosco”.

Além dos pontos de arrecadação na sede do SMetal, Clube dos Metalúrgicos e Ceagesp, a Campanha do Agasalho 2023 também contou com doações de trabalhadores das empresas: CNH Case; Toyota; ZF do Brasil; Robert Bosch; Scherdel; Clarios; VMX; Metalac; Edscha; Metso; Schaeffler; Prysmian; Furukawa; Kanjiko; Gerdau; GK 108; Moto Peças; Flextronics; Junior Flex; Apex Tool; Turn Parts; Bardella; Flash; Plastic Omnium; Wika; IFFA; e Aluzinco.

2ª edição da Campanha do Agasalho ceadec CSE (Comitê Sindical de Empresa) cufa sorocaba Lar Criança Feliz Leandro Soares Marcelo José da Silva (Marcelinho) Silvio Ferreira