Conscientização

Campanha da fraternidade trata de saneamento básico

Inspirada na encíclica do papa Francisco, Laudato si (Louvado Seja), a campanha da fraternidade deste ano pede aos cristãos que vejam o planeta Terra como uma casa comum de todos os seres humanos

Foguinho/Arquivo/SMetal
Padre Kojak: União para cobrar melhorias

Lançada no final do ano passado, a campanha da fraternidade este ano tem caráter ecumênico e trata de meio ambiente e saneamento básico. A campanha 2016 foi inspirada na encíclica do papa Francisco, Laudato si (Louvado Seja), e pede aos cristãos que vejam o planeta Terra como uma casa comum de todos os seres humanos.

Em Sorocaba, a campanha foi intensificada no período de quaresma, entre a quarta-feira de cinzas e a Páscoa. “Estamos distribuindo folders (panfletos) nas missas e conversando com os paroquianos para que eles reflitam sobre o tema”, explica o Padre Adelar, na Igreja Rosa Mística em Sorocaba.

De acordo com o Padre Adelar, embora o ápice da campanha seja na Páscoa, a divulgação e os debates sobre o tema duram o ano todo.

Já o Padre Arari dos Santos Amorim, conhecido como Padre Kojak, da Paróquia Nossa Senhora do Povo, em Brigadeiro Tobias, Sorocaba, destaca que “a campanha é também uma forma de conscientizar os paroquianos sobre a responsabilidade de cada um a respeito do ambiente em que vivemos. Tem que cobrar o poder público, inclusive na esfera municipal. Mas as responsabilidades individuais e comunitárias não podem ser negligenciadas”.

Conscientização

Para Kojak, a iniciativa das Igrejas deixa claro que não basta falar de Jesus ou apenas orar. O cidadão tem que se conscientizar sobre a conservação do planeta e sobre as condições sociais e a saúde de sua família e de seus semelhantes.

“Em Brigadeiro Tobias, com 25 mil habitantes, não há tratamento de esgoto. O Posto de Saúde 24 horas deixou de funcionar e agora o atendimento à população é de apenas 12 horas por dia. Nesses casos, a responsabilidade é da Prefeitura. A própria Campanha da Fraternidade nos ensina a nos unirmos para cobrar melhorias”, afirma o padre.

O texto-base da campanha, denominado “Casa comum, nossa responsabilidade”, argumenta que o saneamento básico é um direito humano fundamental e, como todos os outros direitos, requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados.

Ecumênica

O texto-base ressalta o método “ver, julgar e agir”. Ele pode ser baixado na internet pelo site:
www.campanhas.cnbb.org.br

As Igrejas que fazem parte da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 são: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Também participam as organizações Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Aliança de Batistas do Brasil e Visão Mundial.

A campanha será oficialmente lançada em Sorocaba durante uma sessão solene na Câmara Municipal nesta quarta-feira, dia 24, às 19h30, com a presença de representantes de diversas denominações religiosas e aberta ao público em geral.

Meio ambiente: Tema remete aos cuidados com o planeta e com a saúde dos seres humanos

aedes aegypti Arari dos Santos Amorim campanha da fraternidade Casa comum chikungunya Laudato si' Padre Kojak Papa Francisco saneamento básico Sérgio da Rocha Sudene zika