Busca
Governo Federal

Bolsa Família reduz mortalidade e trabalho infantil

Em Sorocaba, o Bolsa Família atende atualmente 691 famílias; porém, esse número poderia ser maior, pois nem todas as famílias sorocabanas, que se enquadram nos critérios, são contempladas.

Imprensa SMetal

Sorocaba conta com mais de 10 mil famílias que estão fora do programa

Recentemente, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) enalteceu a política brasileira de distribuição de renda. De acordo com a OIT, programas como o Bolsa Família contribuem para combater o trabalho infantil e a pobreza de forma significativa. A revista britânica Lancet, no ano passado, trouxe um estudo que relaciona o Bolsa Família com a queda da mortalidade infantil.

São fontes que retratam a verdadeira realidade desse programa para os brasileiros e brasileiras. Em Sorocaba, por exemplo, onde o Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) está instalado, o Bolsa Família atende atualmente 691 famílias, segundo o Portal da Transparência, do governo federal. De janeiro a maio deste ano, o programa investiu na cidade a importância de mais de R$ 4,5 milhões.

Porém, esse número poderia ser maior, pois nem todas as famílias sorocabanas, que se enquadram nos requisitos, são contempladas pelo Bolsa Família. Durante reunião com a vice-prefeita Edith Maria Garboggini Di Giorgi, em junho deste ano, o vereador Izídio de Brito e a deputada federal Iara Bernardi, ambos do PT, trouxeram a administração pública municipal dados a respeito do programa, do governo federal.

De acordo com os parlamentares petistas, o município conta com mais de 10 mil famílias que estão fora do programa, mesmo se encaixando nos critérios estabelecidos pelo governo federal. Da conversa, concluiu-se que a falta desse atendimento se dá por Sorocaba não ter um cadastro único, que organize pessoas em situação de pobreza. Além disso, não há uma política de intersetorialidade, que tende a cruzar dados das áreas de educação, assistência social e saúde, em benefício a essas famílias.

Para o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, esses dados mostram a realidade do Bolsa Família, que é de salvar vidas em perigo, combater o trabalho infantil e a pobreza, sobretudo a queda da mortalidade infantil. “São informações que desconstroem aqueles que são contra ao programa. Também é uma maneira de explicar, com dados, a importância desse benefício à população que necessita.”

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza do País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação brasileiros com renda familiar per capita inferior a 70 reais mensais.

De acordo com o governo, no mês de abril de 2014 o Bolsa Família foi pago a 14.145.274 famílias, atingido cerca de 50 milhões de pessoas.

Podem receber o benefício as famílias em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até 70 reais por mês; aquelas que são consideradas pobres, renda per capita entre 70,01 reais e 140 reais por mês; e as que são pobres ou extremamente pobres e tenham em sua composição gestantes, nutrizes, crianças ou adolescentes entre 0 e 17 anos (sendo nesses últimos casos um valor maior do que o fornecido às famílias sem crianças, adolescentes ou gestantes).

tags
bolsa familia governo federal Mortalidade infantil trabalho infantil
VEJA
TAMBÉM