Combate à fome

Banco de Alimentos e Catalent Pharma Solutions doam 500 cestas básicas

Doação foi destinada para entidades e líderes sociais, que farão a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid-19 em Sorocaba, Iperó e Votorantim

No total, foram 11 toneladas de alimentos doados

500 cestas básicas foram distribuídas na manhã desta sexta-feira, 24, pelo Banco de Alimentos de Sorocaba, numa ação em parceria com a empresa Catalent Pharma Solutions. A doação foi destinada para entidades e líderes sociais, que farão a distribuição para famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia da Covid-19.

No total, foram 11 toneladas de alimentos doados. As cestas, montadas por voluntários, têm 22 quilos e contêm feijão, arroz, macarrão, molho de tomate, farinha de milho, óleo, açúcar, sardinha, café e leite. Além disso, as famílias também vão receber produtos de hortifrúti, como banana, beterraba, abobrinha e mandioca, que foram comprados de agricultores familiares do assentamento de Porto Feliz.

As 500 cestas foram montadas por voluntários

Os alimentos foram adquiridos com a doação de 10 mil dólares foi realizada pela matriz da Catalent Pharma Solutions, nos Estados Unidos. A intermediação foi feita pela business partner de recursos humanos da empresa, Mariana Alves Silveira, e pela voluntária do Banco de Alimentos de Sorocaba, Lucinda da Silveira Leite.

Mariana ressalta a importância de contribuir com o combate à fome nesse momento de pandemia. “Esta ação social vem totalmente ao encontro da nossa missão que é ajudar a tornar a vida das pessoas mais saudável e melhor. Estamos vivenciando uma época única, sem precedentes, onde as pessoas em situação de vulnerabilidade social precisam muito da nossa ajuda. É impossível olhar para isso e não fazer nada. Estamos muito felizes em poder ajudar tantas pessoas”.

Pessoas como Sheila dos Santos da Conceição. Moradora do bairro Ana Paula Eleutério, conhecido como Habiteto, na Zona Norte de Sorocaba, ela conta que está desempregada e tem duas filhas, de 2 e 6 anos. “Estamos passando por necessidades. Tenho aluguel para pagar e não está fácil. Me inscrevi em vários lugares e é a primeira vez que consegui a doação de uma cesta básica”.

Comida na mesa de que mais precisa

Jônatas Rosa/Imprensa SMetal

De acordo com o presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Tiago Almeida do Nascimento, foram selecionadas entidades parceiras e pessoas que promovem ação social nos bairros mais carentes para doação das cestas. “Nesse momento serão atendidas famílias de Sorocaba, Iperó e Votorantim. Temos feito todos os esforços para garantir que a comida chegue na mesa de quem mais precisa nesse momento”, explica.

Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Helena, Rose Leila da Silva Leitão, as doações minimizam o impacto da crise. “Essas cestas são muito importantes, uma vez que os grandes problemas sociais foram potencializados pela crise sanitária que estamos vivendo, em especial as regiões periféricas em que as questões básicas, como a alimentação e saúde, estão sendo negligenciadas. Graças a esta ação, iremos atender 50 famílias em estado de vulnerabilidade social”.

Além da Associação da Vila Helena, outras 12 entidades irão fazer a distribuição das cestas. São elas: ASA Guadalupe e ASA Promorar – Associação Paulista Sudoeste da IASD, Projeto Assistencial Educacional Resgatando Vidas, Grupo de Apoio a Moradores de Rua, Associação de Moradores do Jardim Ipiranga, Associação Amor em Cristo, Projeto Doar, Projeto Cesta Verde Jardim Alpes e para imigrantes haitianos em Sorocaba e para o bairro Ana Paula Eleutério (Habiteto).

Tiago ressalta que é preciso continuar as ações em prol dos mais carentes. “Na ausência de políticas públicas que garantam o mínimo de dignidade para milhares de pessoas, a sociedade civil precisa de organizar. No Banco de Alimentos, continuamos nosso trabalho para minimizar os impactos da pandemia e buscar que as pessoas não passem fome”.

Quem quiser contribuir com as ações do Banco de Alimentos pode entrar em contato com a assistente social da entidade, Meire Ellen Rodrigues, pelo telefone 15 99123.0971, ou com Tiago, pelo telefone 15 99123.0646.

As pessoas que estão precisando de ajuda podem ser cadastrar no Banco de Alimentos pelo link encurtador.com.br/jors7. O atendimento será de acordo com a disponibilidade de mantimentos da instituição.

Sobre a Catalent Pharma Solutions

A Catalent Pharma Solutions é uma multinacional farmacêutica americana que fornece soluções inovadoras para ajudar a tornar a vida das pessoas mais saudável e melhor. A empresa matriz fica nos EUA. No Brasil existem duas fábricas de cápsulas gelatinosas moles, em Sorocaba e Indaiatuba. Os clientes da Catalent são os principais laboratórios farmacêuticos. Um dos valores da Catalent é “pessoas-nossa responsabilidade”.

Sobre o Banco de Alimentos de Sorocaba

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é uma organização não governamental criada em dezembro de 2005 com a finalidade diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) é mantenedor da entidade.

Banco de Alimentos e Catalent Pharma Solutions doam 500 cestas básicas

Banco de Alimentos de Sorocaba catalent pharma solutions Cesta Básica coronavius Covid-19 doação Iperó sindicato dos metalurgicos de sorocaba Sorocaba votorantim