Busca
Cidade Solidária

Banco de Alimentos: Campanha de Natal deu origem à entidade

ONG participa do programa Cidade Solidária e foi tema de reportagem publicada dia 14 no jornal Cruzeiro do Sul

Fernando Guimarães/Cruzeiro do Sul
Grupo Imagem
Banco de Alimentos atende mais de 130 entidades assistenciais, que ajudam na alimentação de 20 mil sorocabanos

Banco de Alimentos atende mais de 130 entidades assistenciais, que ajudam na alimentação de 20 mil sorocabanos

Inaugurado em 16 de dezembro de 2005, o Banco de Alimentos de Sorocaba é uma entidade que se originou a partir da campanha Natal Sem Fome, quando o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região uniu forças com a Ceagesp e o Sesi de Sorocaba. Em um espaço na Ceagesp, os voluntários reuniam gêneros alimentícios, na maioria das vezes hortifruti, e doavam a entidades. Esse processo mantém-se até hoje, porém, está mais profissionalizado, e 123 entidades beneficiam-se das doações feitas pelo Banco de Alimentos de Sorocaba. As doações foram reforçadas agora com produtos de higiene e de mercearia. Tudo doado.

Em 4 de janeiro de 2006, portanto, com a participação de estagiários do curso de Nutrição e Alimentos da Escola Técnica Estadual Rubens de Faria e Souza. Toda a triagem, separação dos alimentos, é feita pelos alunos do curso, acompanhados pela professora Lúcia Helena Campolim Rodrigues, que faz parte da diretoria da entidade. Eles colocam em prática a teoria aprendida na escola e auxiliam na utilização de cada pedaço dos alimentos. Aquilo que não pode ser doado, por exemplo, é servido como ração a animais. Nada se perde! Nosso trabalho não é assistencialista, trata-se de um projeto socioambiental, comenta a presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba, Neide Gutiyama, diretora da Escola Estadual Técnica de Piedade.

De acordo com a gerente da entidade, Meire Elen Rodrigues, de janeiro de 2006 a setembro deste ano, os hortifrutis doaram ao Banco de Alimentos de Sorocaba 1.775.640,46 quilos de alimentos. Desse total, 1.503.879,65 quilos chegaram às entidades beneficiadas; resultando, desse processo, 271.760,81 quilos de lixo orgânico reaproveitado como ração para animal. Já, os supermercados, no período de setembro de 2008 a setembro deste ano, doaram 151.264,42 quilos de alimentos; sendo doados às entidades 140.867,83 quilos e 10.396,59 quilos de lixo orgânico, ou melhor, ração animal.

Cláudio Antônio de Farias, o Koruca, do Sindicato dos Metalúrgicos, lembra que o projeto começou com a necessidade que o sindicato viu em ajudar famílias carentes. Como o número era elevado e havia boa representatividade de entidades assistenciais, decidiu-se pela criação do Banco de Alimentos com a finalidade de doar os alimentos às entidades que repassariam às famílias, otimizando, assim, o trabalho beneficente. Idosos e crianças têm prioridade, portanto, essas são as entidades principais do projeto. Retiram os alimentos às terças, quintas e sábados de manhã. Em números exatos, segundo Meire Elen, o projeto alcança, por meio das entidades, 22.335 pessoas necessitadas. São entidades de Sorocaba, Votorantim, Piedade, Salto de Pirapora, Iperó, Araçoiaba da Serra, entre outras.

Com novas parcerias, que são buscadas sempre pelos representantes da entidade, hoje, o Banco de Alimentos de Sorocaba consegue arrecadar mais de uma tonelada de alimentos por dia, o que justifica os números citados anteriormente nesta reportagem. O projeto começou tímido, mas agora cresce a cada dia graças ao apoio e às parcerias obtidas junto a supermercados e outros comerciantes da cidade e região. A intenção é expandir o número de atendimentos. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

SERVIÇO – Banco de Alimentos de Sorocaba – pavilhão administrativo Ceagesp
Rua Terêncio Costa Dias, 300, Parque Santa Isabel, Sorocaba
(15) 3417-4722/9119-4808

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

tags
Banco de Alimentos Sindicato Cidadão solidariedade
VEJA
TAMBÉM