Busca
Greve bancária

Bancários mantêm greve, mas Itaú consegue recurso

Movimento foi deflagrado em todo o Estado de São Paulo na manhã da última quarta-feira (29)

Imprensa SMetal

Ao menos 52 agências bancárias de Sorocaba e região mantêm as portas fechadas devido à grave dos bancários. O movimento grevista foi deflagrado na manhã da última quarta-feira (29) e cerca de mil, dois 4 mil operários, estão parados. As informações são do Sindicato dos Bancários de Sorocaba e Região.

Os bancários, cuja data-base da categoria é 1° de setembro, reivindicam reajuste salarial de 11%, mais funcionários nas agências, fim das metas consideradas abusivas e fim do assédio moral, além de participação nos lucros e resultados das instituições.

Os banqueiros, por sua vez, oferecem 4,29%, o que corrigiria apenas a inflação do período.

Do grupo Itaú, apenas as agências Centro/Sorocaba e São Roque estão fechadas. A instituição conseguiu um recurso na Justiça que tem garantido a abertura das demais agências.

O sindicato da categoria vai recorrer da decisão judicial.

Nas 40 cidades da região que compõem a base do Sindicato dos Bancários, incluindo Sorocaba, existem 222 agências, onde trabalham aproximadamente 4 mil bancários. Mais de mil deles já teriam aderido à greve, ainda segundo o sindicato da categoria.

De acordo com Júlio César Machado, presidente do Sindicato dos Bancários, somente neste semestre os seis maiores bancos do país lucraram R$ 32 bilhões. “Este número já é quase igual ao que eles faturaram em todo o ano passado. Em média, os bancos estão aumentando seus patrimônios em 32% a cada ano. Não tem cabimento eles tratarem os funcionários da forma que tratam, enquanto lucram bilhões”, reclama Júlio César.

tags
bancários greve bancos
VEJA
TAMBÉM