Conquista

Aumento real nos salários e compensação de feriados aos sábados são aprovados na Fort Pinturas

Os trabalhadores garantiram um reajuste de 6% nos salários e folga no dia 24 de dezembro, devido aos próximos feriados que caem aos sábados

A Fort Pintuas realiza a pintura de máquinas e equipamentos industriais.

Os trabalhadores da Fort Pinturas conquistaram um aumento real nos salários de 6% e a compensação dos próximos três feriados que cairão aos sábados, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira, 06.

O dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Alessandro Marcelo Nunes (Marcelinho), responsável pelas negociações com a empresa, destacou a importância da atuação sindical para alcançar esses resultados.

“Sem união da categoria junto ao SMetal, não seria possível garantir esses avanços”, afirma Marcelinho.

Campanha Salarial 2024

Na última semana, os metalúrgicos representados pelo SMetal aprovaram, em Assembleia Geral, a proposta de 1,2% de aumento real nos salários, somado à reposição da inflação acumulada entre setembro de 2023 e agosto deste ano. Também foram renovadas cláusulas sociais importantes, como a estabilidade pré-aposentadoria e o auxílio-creche, ampliando os direitos da categoria.

Contudo, na Fort Pinturas, que é representada pelo Grupo 8.2 nas negociações coletivas junto à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), foi possível fechar um acordo individual com um reajuste maior, de 6%. Marcelinho explica que o percentual exato de aumento real ainda será definido com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de agosto, que será divulgado na próxima semana e determinará as perdas salariais da categoria desde a última data-base.

Compensação dos feriados aos sábados

Após a publicação de uma reportagem no Portal SMetal sobre os próximos feriados de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e Finados (2 de novembro), que coincidem com sábados, os trabalhadores da Fort Pinturas procuraram o Sindicato para relatar que seriam obrigados a trabalhar nessas datas.

Com isso, o SMetal negociou com a empresa, exigindo o respeito aos feriados. Como resultado, ficou acordado que os trabalhadores terão o direito de sair mais cedo no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, garantindo um período de descanso contínuo durante as festas de fim de ano.

aumento real Campanha Salarial descanso feriado Fort Pinturas lazer negociação