Antiga Varroc

Atraso na eleição da CIPA e PPR são pautas de assembleia na Plastic Omnum

Mandato da CIPA venceu dia 4 de maio e a empresa ainda não convocou novas eleições; na assembleia, realizada na sexta, 26, SMetal falou sobre a importância de denunciar situações de assédio no trabalho

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A Plastic Omnium, antiga Varroc, opera na produção de faróis, está instalada em Sorocaba, no bairro Cajuru, e tem mais de 100 funcionários / Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) esteve nesta sexta-feira, 26, na porta da empresa Plastic Omnium (PO Lighting), antiga Varroc, para cobrar o andamento de pautas que estão represadas e passar informações relevantes aos trabalhadores. A principal reivindicação é a realização da eleição da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), que está com 60 dias de atraso.

Durante a assembleia, o dirigente sindical Alessandro Marcelo Nunes informou aos trabalhadores que será dado um prazo de uma semana, a contar a partir desta sexta, 26, para que a empresa dê encaminhamento aos trâmites para a eleição.

“Mandamos um comunicado sobre o assunto em fevereiro e até agora nada. Inclusive, o mandato venceu no último dia 4 de maio e até agora nem o edital convocando a eleição desde ano ela fez. Com as novas atribuições da CIPA, é extremamente importante que a Comissão seja implementada o quanto antes”, assegurou.

Ele lembrou que, desde março de 2023, passou a vigorar a nova redação da Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), que inclui regras às empresas a respeito do combate e prevenção ao assédio sexual e moral – que também passou a ser incumbência da CIPA.

“Diante de algumas denúncias recebidas pelo Sindicato, a empresa se comprometeu a realizar palestras e treinamento com funcionários da produção e gestores o quanto antes com o intuito de coibir assédios no local de trabalho. Só que é essencial que a CIPA esteja dentro dessa programação”, enfatizou o dirigente.

A empresa se comprometeu ainda a criar um canal de denúncias para situações de assédio sexual ou moral no local de trabalho. Esse tipo de ocorrência deverá ter acompanhamento por parte dos cipeiros e também do Sindicato.

PPR 2023

A assembleia tratou também do Programa de Participação nos Resultados para 2023. Segundo Marcelinho, o Sindicato pautou a empresa e deu o prazo até junho deste ano para montar a Comissão de PPR e dar efetivamente início às negociações.

“Enquanto isso, queremos conversar com os trabalhadores, tentar entender o que deu certo ou não nas metas do ano passado e ver onde conseguimos melhorar. É importante também que esses metalúrgicos nos informem qual a expectativa quanto ao valor para o Programa de 2023 e vamos à luta”, disse.

A Plastic Omnum opera na produção de faróis, está instalada em Sorocaba, no bairro Cajuru, e tem mais de 100 funcionários.

assédio assembleia cipa marcelo metalúrgico omnum plastic plr PPR Sorocaba varroc