Artigo: “Um passo de cada vez”, por Leandro Soares, presidente do SMetal

Em artigo de opinião publicado na Folha Metalúrgica desta semana, Leandro faz uma análise dos últimos acontecimentos da política brasileira

Leandro Soares / Presidente do SMetal

Em artigo para a Folha Metalúrgica, Leandro Soares analisa os últimos acontecimentos políticos

Na última semana, os sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) realizaram a entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial em São Paulo. O SMetal  esteve representado no momento que marca o início, oficial, da jornada árdua por reposição de direitos sociais e econômicos dos metalúrgicos do estado.

Diante de anos anteriores, o atual percentual de inflação é relativamente baixo. O cenário econômico faz com que acreditemos ser possível conquistar o aumento real e melhorias nas cláusulas sociais. Em nossa Campanha Salarial, defendemos o slogan “A luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia”. Essa marca é o que também precisamos para o país.

Durante nossa última ida em Brasília, o SMetal também se posicionou contra a política monetária praticada pelo Banco Central (BC). Você leu em meu último artigo e sabe que com a taxa Selic alta não há investimento, crescimento e muito menos geração de emprego e renda.

Por isso, eu e outras lideranças metalúrgicas entregamos, no Senado, um protocolo que pede o impeachment do presidente do BC, Campos Neto. E para não continuar castigando o bolso dos trabalhadores fomos às ruas de Sorocaba em protesto contra essa prática abusiva do BC. Nós trabalhadores não podemos pagar essa conta.

Outra fonte de esperança para os trabalhadores, e que mostra que estamos no caminho da reconstrução, é a aprovação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, que segue para o Senado.

O texto aprovado prevê imposto zero para os alimentos da cesta básica; haverá a devolução de parte dos impostos para as famílias mais pobres (“cashback do povo”); menos impostos em absorventes; menos imposto para saúde/medicamentos, educação e transporte público, entre outros benefícios. Com a simplificação dos impostos, a produtividade das empresas também tendem a aumentar. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a medida vai gerar mais crescimento e emprego a longo prazo. O Ipea prevê que o PIB brasileiro cresça até 2,39% a mais do que cresceria num cenário sem reforma. Se o país cresce, o trabalhador ganha!

E é por isso que o SMetal mais uma vez sai em defesa dos metalúrgicos e de toda a classe trabalhadora, seja a nível municipal, estadual ou nacional. De passo a passo, vamos reconstruindo o país!

artigo Folha Metalúrgica Leandro Soares opinião Palavra do presidente