Alegria, luta e resistência, por Leandro Soares

Em artigo para a Folha Metalúrgica, o presidente do SMetal, Leandro Soares, fala sobre o retorno do evento em comemoração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora e também sobre os próximos desafios da categoria

Leandro Soares (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região )
Foguinho/Imprensa SMetal
Leandro Soares tem 40 anos e está no segundo mandato como presidente do SMetal

Enfrentamos dois anos de muitas dificuldades com o (des)governo Bolsonaro. Não bastassem a falta de empenho para melhorar a economia e as sucessivas tentativas de retirada de direitos, encontramos pelo caminho a pandemia da Covid-19. Não foram poucas as vidas perdidas que choramos nesse período. Pais, mães, filhos, avós e amigos nos deixaram não apenas por conta da doença, mas também vítimas do descaso e do negacionismo bolsonarista.

Agora, já vemos uma luz no fim do túnel e podemos novamente estar juntos para celebrar. Vamos celebrar a vitória da ciência, da verdade. Vencemos aqueles que negaram a gravidade da situação e os que não queriam que tivéssemos acesso à vacinação. Conseguimos superar essas adversidades com muita garra e resistência.

É momento de festejar a nossa força de trabalho que mantém a produção nas fábricas e é de fundamental importância para a economia do país. Comemore, trabalhador e trabalhadora, você merece.

Por isso, temos uma grande festa do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora para toda a categoria e para a população de Sorocaba e região. Um dia de muita alegria, mas também de luta e resistência.

A mesma luta e resistência que mantemos contra o crescente desemprego e a defasagem salarial dos últimos anos. Da batalha contra a inflação descontrolada e a volta da triste realidade da fome. Do enfrentamento às tentativas de retirada de direitos e desrespeito aos brasileiros e brasileiras em todos os sentidos.

É esse mesmo compromisso de luta e resistência que levamos para a Campanha Salarial 2022.Temos o desafio de negociações por uma reposição salarial que garanta que tenhamos condições de colocar um prato de comida na mesa da família e viver com dignidade. Temos o desafio da manutenção de direitos fundamentais, que nos protegem todos os dias.

Sua participação nesse processo é crucial para garantirmos avanços. Na próxima semana, temos assembleia – tanto online quanto presencial – para mostrar para as bancadas patronais que nossa categoria está unida e mobilizada para lutar e resistir. Por isso, vote e chame todos na sua fábrica para votar. Vamos, juntos, mostrar que podemos reconstruir os direitos, os salários, a democracia e o país.

Do lado de cá, nós do SMetal estamos prontos para mais uma Campanha Salarial, com a mesma disposição que defendemos seus direitos todos os dias. Conte sempre com seu Sindicato.

1° de maio campanha festa leandro resistência salarial sindicato SMETAL soares Sorocaba trabalhador