Busca
Salários garantidos

Acordo mantém trabalhadores do grupo de risco da Emerson protegidos

Funcionários poderão ficar em casa por 90 dias, com salários e benefícios garantidos, além de estabilidade no emprego. Acordo abrange trabalhadores do grupo de risco que não podem atuar em home office

Imprensa SMetal
Arquivo/Foguinho Imprensa SMetal
A votação aconteceu pela ferramenta de assembleia virtual criada pelo SMetal, evitando aglomerações

A votação aconteceu pela ferramenta de assembleia virtual criada pelo SMetal, evitando aglomerações

Para garantir a manutenção dos empregos e da renda dos trabalhadores em grupo de risco da Emerson, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e a empresa negociaram um acordo de suspensão de contrato de trabalho e de redução de jornada, que foi aprovado em assembleia virtual, entre os dias 5 e 6 de maio.

O acordo abrange 8 trabalhadores da empresa sem possibilidade de atuação em home office, mas que, por fazerem parte do grupo de risco, necessitam ficar em casa em isolamento social, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Sete trabalhadores participaram da votação e foram favoráveis ao acordo. Um funcionário não votou.

A proposta garante manutenção dos salários líquidos e de todos os benefícios durante 60 dias de suspensão de contrato, mais 30 dias de redução de jornada, totalizando 90 dias em casa, com direito a salários e benefícios. Os trabalhadores terão ainda estabilidade no emprego pelo período da suspensão dos contratos, mais o mesmo período após o término do acordo.

“Infelizmente, o Brasil caminha para ser o próximo epicentro do mundo em casos do novo coronavírus. Por isso, garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, além da manutenção de um salário digno e dos direitos, tem sido a grande prioridade do SMetal nos últimos meses”, afirma o diretor executivo do Sindicato, Francisco Lucrécio Junior Saldanha.

A votação aconteceu a partir da ferramenta de assembleia virtual criada pelo SMetal, em parceria com a Pandora Soluções, que faz uso de conexão segura e criptografada, tornando assim o voto do trabalhador sigiloso.

tags
acordo assembleia Emerson isolamento Proposta proteção risco sindicato SMETAL virtual Votação
VEJA
TAMBÉM