Busca
Jornada diferenciada

Acordo de turnos 2×2 na Hurth Infer é renovado por dois anos

Metalúrgicos terão direito ao valor do vale-alimentação dobrado, adicional noturno estendido das 5h até o final da jornada e folgas em 13 feriados

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Assembleias para aprovação do acordo de jornada diferencia da Hurth Infer foram realizadas dias 15 e 21 de junho / Foto: Foguinho/Imprensa SMetal

A renovação do acordo de jornada de 2×2 (dois dias de trabalho por dois dias de descanso) foi aprovada pelos trabalhadores da Hurth Infer, em assembleias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) nos dias 15 e 21 de junho. A proposta segue os critérios do acordo anterior, inclusive as melhorias negociadas em prol dos funcionários, e tem vigência de dois anos.

São abrangidos na jornada diferenciada metalúrgicos dos setores de retífica e afiação de brochas CNC e convencional, eletroerosão e de rotativas. Entre as principais contrapartidas conquistas pelo SMetal está o direito ao valor do vale-alimentação dobrado, adicional noturno estendido das 5h até o final da jornada, conforme Súmula 60 do TST, entre outras.

Antônio Welber Filho (Bizu), diretor-executivo do Sindicato e responsável pelas negociações com a empresa, lembra que os trabalhadores terão direito ainda à folga em 13 feriados. São eles: 1º de janeiro; Sexta-Feira Santa; Tiradentes; Dia do Trabalhador; Corpus Christi; Revolução Constitucionalista de 1932 (9 de Julho); Aniversário de Sorocaba; Independência do Brasil; Nossa Senhora Aparecida; Finados; Proclamação da República; Consciência Negra e Natal.

“Caso a empresa convoque o funcionário para trabalhar, o dia será pago com adicional”, enfatiza o dirigente. Ele destaca ainda que por se tratar de uma diferenciada, a preocupação do Sindicato em sempre buscar negociar melhorias sobre as horas trabalhadas e também em outros benefícios, como na Huth Infer.

Campanha Salarial 2023

Durante a assembleia, Bizu tratou ainda da Campanha Salarial 2023. Nas negociações da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP), os trabalhadores da Hurth Infer fazem parte do Grupo 8.3 – composto pelos sindicatos patronais Simefre, Sinafer e Siamfesp.

No G8.3, a vigência da Convenção Coletiva de Trabalho termina no dia 31 de agosto deste ano, portanto, será necessário negociar também a renovação das cláusulas sociais. Bizu convidou ainda os trabalhadores para a assembleia geral da Campanha Salarial, que acontece nesta sexta-feira, dia 23, na sede do Sindicato.

“Na assembleia, discutiremos a pauta de reivindicações que será apresentada ao patronal e também os eixos que irão embasar as negociações. Por isso, é muito importante a participação da categoria. Contamos com a presença de todos e todas”, enfatizou.

Faltando três meses para ser definido o total de perdas da categoria com a inflação, o INPC está acumulado em 4,05%. A Hurth Infer é fabricante de ferramentas para máquinas e fica no Alto da Boa Vista, em Sorocaba.

tags
acordo bizu hurth infer jornada SMETAL Sorocaba trabalhador turno
VEJA
TAMBÉM