Um acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2024 foi conquistado por trabalhadores da Data Engenharia, em assembleia realizada na quinta-feira, 05.
A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e representa um reajuste de 11,38% em relação ao ano passado.
O benefício deve ser pago em duas parcelas: a primeira, em setembro deste ano e a segunda em fevereiro de 2025, e depende do atingimento de metas de produção estabelecidas no acordo.
O vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), que é responsável pelas negociações com a fábrica, lembra que o benefício só foi garantido porque os trabalhadores se mobilizaram. Em julho, a categoria realizou um protesto na porta da fábrica reivindicando que a empresa aceitasse a proposta apresentada pelo Sindicato.
“É com união, mobilização e negociação sindical que garantimos melhores condições de trabalho e vida para a categoria”, ressalta o vice-presidente.
A Data Engenharia atua fornecendo soluções para manutenção de motores elétricos, geradores e transformadores. A filial de Sorocaba fica localizada na rodovia Senador José Ermírio de Moraes e conta com 40 trabalhadores.
Campanha Salarial 2024
Na última semana, a categoria metalúrgica representada pelo SMetal aprovou, em Assembleia Geral, a proposta de 1,2% de aumento real nos salários, além da reposição da inflação acumulada entre setembro de 2023 e agosto deste ano. Além disso, as cláusulas sociais que ampliam direitos da categoria, como estabilidade antes da aposentadoria e auxílio-creche, foram renovadas.
A Data Engenharia é representada pelo Grupo 2 nas negociações coletivas e está contemplada pelas propostas que valorizam a categoria.