O sábado de 12 de outubro foi especial para mais de 400 crianças do assentamento Tereza de Benguela, em Votorantim, e da comunidade Santa Rosa, em Sorocaba. Por meio de uma parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) fez a entrega de doces e brinquedos nos locais.
No assentamento, a iniciativa contou, ainda, com a entrega de marmitas com estrogonofe feitas por voluntários do SMetal do Bem, projeto do Sindicato de combate à fome realizado junto ao Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), além da distribuição de absorventes, brinquedos infláveis e pintura facial para as crianças.
Para o presidente do SMetal, Leandro Soares, “é uma imensa alegria, enquanto Sindicato Cidadão, proporcionar um dia especial para todos, mas principalmente para as nossas crianças, que são o futuro do nosso país. O SMetal acredita que, através dos jovens, da formação e da qualificação, estamos criando oportunidades para uma sociedade mais justa”, disse.
O secretário de organização do SMetal e vereador eleito por Sorocaba, Izídio de Brito, também esteve no local e colocou seu mandato à disposição da população. “Que este Dia das Crianças nos inspire a lutar por mais recursos e políticas públicas voltadas à formação, moradia e proteção social para todos. A moradia é algo sagrado e seguiremos firmes nessa causa”, afirmou.
Já a presidente da Cufa Sorocaba, Drika Martim, destacou a importância das parcerias para as comunidades assistidas pela entidade. “Esse é um dia que as crianças esperam ansiosamente, e essa parceria com o Sindicato e nossos parceiros tem garantido que possamos chegar até as crianças das favelas da cidade. Infelizmente, com a queda de mais de 90% nas doações, não conseguimos estar nessas áreas com tanta frequência”, ressaltou.
Além das ações em parceria com a Cufa, o SMetal apoiou a realização de uma festa de Dia das Crianças na Vila Garcia, em Votorantim. “A contribuição do Sindicato nos proporcionou mais de 800 crianças com um sorriso no rosto. Esse tipo de parceria é fundamental para nós e impacta positivamente a nossa comunidade”, destacou Fran Machado, voluntária do Di Qbrada, projeto idealizado para levar ações culturais às crianças do bairro.
Ações continuam
Outras ações em especial de Dia das Crianças também devem ser realizadas nos próximos dias, incluindo a aldeia Guarani Gwyra Pepo, em Tapiraí.
Para atender à demanda, o SMetal está arrecadando brinquedos, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. As doações podem ser entregues na sede do SMetal (R. Júlio Hanser, 140) e no Clube dos Metalúrgicos (Av. Victor Andrew, 4100 – Éden).