Cultura

60 anos do Golpe: Cine SMetal exibe documentário sobre freira presa pela ditadura

“Maurina, outono que não acabou” conta a história de Maurina Borges da Silveira, freira e ex-diretora do Lar Santana; bate-papo após o filme terá a presença de diretores e produtor do longa-metragem

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Renata Prado

Premiado em festivais internacionais, o documentário “Maurina, outono que não acabou” será exibido na próxima quinta-feira, dia 4, no Cine SMetal. A exibição do filme marca os 60 anos do golpe militar no Brasil, e deve acontecer a partir das 19h, no auditório da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

A edição do Cine SMetal terá, ainda, um bate-papo após a exibição com a equipe responsável pelo documentário: o diretor Gabriel Mendeleh, a diretora de fotografia Raiza Ferreira e o produtor Tato Siansi.

“Maurina, outono que não acabou” conta a história de Maurina Borges da Silveira, freira e ex-diretora do Lar Santana, em Ribeirão Preto (SP). Ela foi presa pela ditadura militar brasileira, em 1969, sob acusação de um suposto envolvimento com a Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN).

Produzido entre 2020 e 2021, o filme conta com prêmios internacionais, em festivais na Espanha e Índia, além de ter sido selecionado em categorias de premiações em países como Portugal, França e Itália.

Confira o trailer de “Maurina, outono que não acabou”

Sobre o Cine SMetal

Lançado em 2023, o Cine SMetal tem a proposta de ampliar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a atividades e espaços culturais. A iniciativa recebe apoio do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), campus Sorocaba, e do Depois Bar e Arte.

A entrada é gratuita, mas o SMetal pede a quem puder contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS). A curadoria e mediação são de Renata Rocha.

Os interessados em exibir produções cinematográficas no Cine SMetal em 2024 podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99707-0999 ou e-mail [email protected], para falar com a curadora Renata Rocha.

60 anos do golpe Cine SMetal golpe militar