Debate importante

2ª Conferência Municipal de Saúde Mental acontece no final de semana

Evento acontece no sábado, 26, das 08h às 18h; SMetal participa da ação que promove espaço aberto para debater coletivamente propostas que fortaleçam os serviços de atendimento psicológico

Mariana M. Maginador/Imprensa SMetal
Encontro acontece on-line e as inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário

No próximo sábado, 26, acontece a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Sorocaba. O evento será das 8h às 18h e o tema deste ano será “A política de Saúde Mental como Direito”.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) apoia o evento e participa da discussão com Izidio de Brito, secretário de organização da entidade e membro do Conselho Municipal de Saúde e do Fórum Popular de Saúde de Sorocaba.

Esse espaço funciona como um local aberto pra debater coletivamente propostas para a melhoria, o fortalecimento e a organização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção Psicossocial como os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e as Residências Terapêuticas.

Em 2022, um dos focos é falar sobre a importância do cuidado em liberdade de pacientes que estão lidando com psicopatologias. Além disso, o debate discutirá estratégias para avançar quanto às garantias dos serviços oferecidos pelo SUS – que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social por todo o território sorocabano.

Izídio de Brito, desde a época do seu mandato como vereador, participa das discussões acerca da luta antimanicomial e saúde mental.

Para ele, é crucial que os sindicatos tenham em suas pautas a questão da saúde dos trabalhadores e da população, em geral. “Para nós é uma forma de ajudar dentro do conceito de Sindicato Cidadão. Digo, com toda a tranquilidade que o SMetal contribuiu muito na Reforma Psiquiátrica que nós tivemos em Sorocaba ao atender a lei 10.216/2001. Esse espaço é uma oportunidade para mantermos a luta por um tratamento humanizado e preventivo que dê conta da saúde mental das pessoas que sofrem com psicopatologias e/ou dependência química. Temos feito esse debate permanentemente”, comenta.

Durante o evento, serão eleitos delegados para a etapa macrorregional e elaboradas propostas para o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental citados acima. De acordo com a Prefeitura, serão apresentadas 12 propostas durante a Conferência. Por fim, as medidas definidas serão votadas e aprovadas pelos 100 delegados a serem eleitos.

CAPs conferência fórum popular de saúde de sorocaba Izídio de Brito psicologia rede de atenção psicossocial Saúde Mental sistema único de saúde sus