Busca
Feira Literária

1º dia de Flis une conhecimento, música, cinema, arte e literatura

A Feira Literária do SMetal continua neste domingo, dia 29, com palestras de Fernando Morais e Sérgio Amadeu, além de roda de conversa, show e oficinas

Carol Fernandes/Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

1º dia da Feira Literária do SMetal teve palestras com Jessé Souza, Camilo Vannuchi e Jaqueline Lima Santos, música e literatura

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) está sendo palco, neste final de semana, da 1ª edição da Feira Literária do SMetal, a FLIS. Neste sábado, 28, centenas de pessoas estiveram no local e prestigiaram palestras, apresentações musicais, além de conhecerem e comprarem livros de editoras e autores independentes (confira a galeria de fotos).

A abertura do primeiro dia de evento, no período da manhã, recebeu uma palestra do sociólogo e professor Jessé Souza. Com o tema “Raízes elitistas do Brasil”, ele fez um resgate histórico da elite brasileira, abordando tópicos como a construção do imaginário popular com a Era Vargas, o racismo cordial e a ideia de povo corrupto.

Em seguida, a Flis recebeu um bate-papo com o jornalista e escritor Camilo Vannuchi, que contou sobre o pré-lançamento de “Eu só disse o meu nome”, uma biografia do estudante Alexandre Vannucchi Leme. Na ocasião, Camilo deu detalhes exclusivos sobre a prisão de Alexandre no DOI-Codi em 1973, a relação familiar antes e após a morte do jovem e, ainda, anunciou em primeira mão que a biografia também será um podcast.

Já no início da tarde, a pesquisadora e escritora Jaqueline Lima Santos fez uma palestra sobre “Mobilizações político-raciais e o genocídio negro”, abordando tópicos como o colonialismo brasileiro, o Dia da Consciência Negra e a presença dos Racionais MC’s na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). As três palestras foram transmitidas ao vivo pelo Instagram do SMetal, e os vídeos gravados estão disponíveis na íntegra no perfil da entidade (acesse aqui).

Além das palestras, o evento contou com apresentações musicais de Paula Cavaciulk, performance poética Rosa Paiva e Lais Efstathiads, oficina da Mulheres e Luta, além de uma edição especial do Cine SMetal, com exibição de curtas infantis, nacionais e internacionais, que fazem parte da programação oficial do Dia Internacional da Animação.

“Isso demonstra a importância que esse Sindicato tem, através do Sindicato Cidadão, de continuar incentivando, de continuar valorizando aqui a nossa cultura, o nosso esporte, o nosso lazer, que a gente entende que é fundamental. É um sindicato que vai além do chão de fábrica, realmente, que vai para além da disputa de classe, para além da defesa dos direitos da classe trabalhadora”, ressalta o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Público elogia programação da Flis

A equipe de comunicação do SMetal conversou com o público que esteve no local durante o primeiro dia de evento. Um dos entrevistados foi o estudante Flavio dos Santos, 16 anos, que participou pela primeira vez de uma atividade promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

“As palestras vem me chamando bastante atenção, sobre tanto a ditadura [com Camilo Vannuchi] quanto o ser negro [com Jaqueline Lima Santos], que foi apresentado para mim. São dois temas que me interessam muito. Valeu muito a pena vir aqui”, disse o jovem.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela artista visual Silvana Sati. “É a primeira feira, e eu espero que seja a primeira assim de muitas. Porque é muito importante a gente ter essa variedade de títulos, de editoras, de pessoas que estão conectadas com o nosso pensamento, o pensamento progressista”, afirmou.

Uma das escritoras que participou da 1ª edição da Flis foi Astrid Kuhn, que faz parte do Clube de Escrita Sorocaba. Para o evento, eles criaram uma caixinha com bilhetes que continham citações dos livros dos autores independentes que estavam disponíveis para venda no local.

“Hoje somos dez autores que estamos aqui na feira, apresentando nossos livros. Todos autores aqui de Sorocaba e região. E, para que as pessoas possam conhecer um pouquinho da voz e da escrita de cada uma dessas obras e autores, a gente organizou uma degustação literária onde a pessoa pode escolher um bilhetinho que tem um trecho de um dos livros que estão sendo vendidos aqui, hoje. Dizem que o bilhete escolhe você. Então é uma brincadeira que a gente faz, mas que pode trazer uma mensagem muito especial e tocar alguém ao visitar a feira”, explicou Astrid.

Evento continua neste domingo

O segundo dia de Feira Literária do SMetal terá mais palestras, desta vez com Fernando Morais e Sérgio Amadeu, além de roda de conversa do do Flamas (Fórum de Luta Antimanicomial), oficina de escrita criativa e sarau. Acesse aqui a programação completa.

Confira as fotos do primeiro dia da Flis

tags
camilo Editora feira flis jaqueline lima Jessé de Souza literária livros sindicato SMETAL Sorocaba vannuchi
VEJA
TAMBÉM