Dieese

13º dos metalúrgicos da base da FEM-CUT/SP vai injetar mais de R$ 1,1 bilhão na economia

Gratificação será paga para cerca de 210 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo, segundo o Dieese

FEM-CUT/SP
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O 13º salário dos metalúrgicos da base da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP), no Estado de São Paulo, deve injetar mais 1,1 bilhão na economia até dezembro. A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro e a segunda até o dia 20 do mês que vem (leia mais).

De acordo com levantamento da subseção do Dieese da FEM-CUT/SP, serão cerca de 210 mil trabalhadores metalúrgicos beneficiados com a gratificação nos 13 sindicatos ligados à entidade.

Dos mais de R$ 1,1 bilhão, cerca R$ 422,5 milhões serão pagos aos metalúrgicos do ABC. Em Sorocaba, o montante a ser recebido pela categoria gira em torno de R$ 237,7 milhões, enquanto em Itu o valor é de aproximadamente R$ 82,2 milhões.

Confira a lista completa

Erick Silva, presidente da FEM-CUT/SP, destaca a importância dos valores para a economia do estado. “O dinheiro pago aos metalúrgicos nessa época do ano é injetado de diversas formas, movimento outras categorias e, dessa maneira, contribui para geração de emprego e renda em todo estado de São Paulo. Esse é mais direito da classe trabalhadora que lutamos sempre para seja cumprido e beneficie milhões de trabalhadores”

Sobre o estudo

Para chegar a esses números, o Dieese utilizou dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), ambos do Ministério do Trabalho e Previdência. Com relação aos valores, para a estimativa do montante a ser pago aos trabalhadores com carteira assinada, o rendimento foi atualizado pela inflação (INPC) acumulado entre janeiro de 2022 e outubro de 2023.

13º salário direitos Economia fem Metalúrgicos