Busca
REAJUSTE

Campanha Salarial: empresas de Sorocaba e Piedade recebem assembleias informativas

Somadas todas as fábricas, mais de 2.600 trabalhadores foram impactados com a ação; data-base dos metalúrgicos do estado de São Paulo é no dia 1º de setembro

Carol Fernandes (Imprensa SMetal)
Foguinho/Imprensa SMetal

Na Clarios, os trabalhadores aprovaram a disposição de irem à luta caso as negociações da Campanha Salarial 2024 não avancem nas bancadas patronais

Desde a última sexta-feira, 16, diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) têm realizado assembleias para informar os trabalhadores sobre o andamento da Campanha Salarial 2024. Em Sorocaba, as ações na Dana, Clarios, Jaraguá, Heller e Hurth Infer foram coordenadas pelo diretor executivo Antonio Welber Filho (Bizu), enquanto em Piedade, Francisco Lucrécio Junior Saldanha foi responsável por conversar com os metalúrgicos.

Somadas todas as empresas, mais de 2.600 trabalhadores foram impactados por meio das assembleias. Bizu afirma que a recepção dos trabalhadores têm sido positiva e que, durante as ações, destaca que o SMetal está lutando pela reposição total do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Até dia 28, nós teremos proposta para apreciar. Se for uma proposta que venha de encontro com as nossas reivindicações, é para aprovação. Se forem propostas que não atendam às nossas expectativas, é para reprovação”, disse o diretor executivo.

A data-base dos metalúrgicos do estado de São Paulo, que estabelece um prazo para que as negociações coletivas entre os grupos patronais e a Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM-CUT/SP) cheguem a acordos, se encerra no próximo dia 1º de setembro.

Até o momento, nenhuma proposta que contemple a categoria foi feita. A partir de setembro, caso não haja propostas a serem apresentadas para os trabalhadores, o SMetal passará a negociar individualmente com as empresas, estabelecendo um novo patamar para as reivindicações, exigindo que os reajustes nos salários sejam acima da inflação acumulada a cada mês.

Em julho, o SMetal reuniu com representantes de empresas da base, com o objetivo de avançar nas negociações coletivas da Campanha Salarial de 2024. O encontro contou com a participação de representantes de aproximadamente 50 fábricas que, somadas, empregam cerca de 30 mil trabalhadores, o que significa, aproximadamente, 64% dos 47 mil metalúrgicos representados pelo Sindicato. Confira a linha do tempo das negociações na edição mais recente da Folha Metalúrgica.

Saiba mais como foram as assembleias na galeria de fotos:

Assembleias de Campanha Salarial
Foguinho e Mattheus da Silva/Imprensa SMetal

tags
Campanha Salarial Clarios Dana heller hurth infer jaraguá piedade
VEJA
TAMBÉM